Você está em:

Programa Intensivo de Língua Inglesa

Logo do Programa Intensivo de Língua Inglesa
 

O Programa Intensivo de Língua Inglesa do Colégio Santa Maria Minas inicia-se no Maternal II e acompanha os estudantes, progressivamente, até a conclusão da Educação Básica. Busca-se integrar e alcançar objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que se inter-relacionem nos diversos Campos de Experiências.

Na Educação Infantil, o componente curricular Língua Inglesa visa promover atividades lúdicas e que fomentam a descoberta por parte do aluno, colocando-o como protagonista de sua aprendizagem. Com uma abordagem ancorada em projetos, os campos da experiência dialogam com a vivência, com o fazer (mãos na massa) e com a construção de ideias que são partilhadas coletivamente entre os estudantes.

Durante as aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, diferentes recursos são utilizados para criar uma atmosfera favorável à aprendizagem da língua adicional. Elementos como realia (materiais usados no cotidiano dos estudantes, que os conectam a situações reais), músicas, puppets (personagens que trazem mais ludicidade às contações de histórias), elementos sensoriais e jogos trazem apoio à prática pedagógica tornando-a mais significativa para a experiência do aluno.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o componente curricular Língua Inglesa visa promover a descoberta, o desejo de aprender e a criatividade dos estudantes. Por meio da ludicidade e engajamento, as atividades são ligadas ao cotidiano infantil e proporcionam um aprendizado contextualizado e conectado ao mundo cada vez mais globalizado.

Por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com a Língua Inglesa como língua de instrução, os alunos participam de atividades interdisciplinares que os desafiam e permitem vivenciar situações-problema autênticas no mundo real e em seus contextos de prática social. Além disso, há interação em situações reais de prática que exercem um papel fundante na aprendizagem devido às trocas de ideias e partilha de experiências em suas comunidades de aprendizagem.

Propõe-se, portanto, que o ensino dos conteúdos pelo uso da língua acompanhe os alunos ao longo das etapas de desenvolvimento na Educação Infantil até o Ensino Fundamental – Anos Finais e que seja espaço para um conviver tanto no espaço escolar como fora dele com diferentes saberes e linguagens. Sendo assim, o Programa Intensivo de Língua Inglesa do Colégio Santa Maria Minas amplia as possibilidades de expressão, diálogo, questionamentos e descobertas que impulsionam o sujeito aprendiz ao encontro do eu, do outro com o mundo.

Logo do Welcome Week

Welcome Week

Na primeira semana de aula, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental proporcionam momentos de diversão e acolhida entre alunos veteranos e novatos, com muito jogos e brincadeiras, para imersão na língua inglesa.

Logo do Spelling Bee

Spelling Bee

O projeto que aprimora a soletração, estimula a memória e a concentração dos estudantes, além de desenvolver suas habilidades socioemocionais. Saiba Mais!

Logo do Lip Sync Battle

Lip Sync Battle

A partir da reflexão e da consciência linguística da sonoridade da língua inglesa, o projeto permite ao estudante compreender o papel do inglês em uma sociedade altamente globalizada. Saiba Mais!

Identidade visual do Grandparents' Day

Grandparents’ Day

Momento especial de vivência em Língua Inglesa entre os estudantes da Educação Infantil e seus avós, nos espaços do Colégio Santa Maria Minas. Saiba Mais!

Notícias relacionadas

 

Marca do Spelling Bee.

Projeto Spelling Bee tem início nas Unidades Escolares

Os estudantes do 1.° ao 5.° Ano/EF terão a oportunidade de aprimorar ainda mais a soletração da Língua Inglesa, de forma lúdica e divertida. Leia mais.

 

Marca do Spelling Bee.

Estudantes finalistas do Spelling Bee 2022

A segunda fase do projeto de soletração foi realizada entre 29 de agosto e 2 de setembro e premiou diversos estudantes. Leia mais.

 

Estudanteexibe a capa do seu caderno.

Projeto de soletração no CSM Minas

Ao longo da II e III Etapas Letivas, estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participam do Spelling Bee. Leia mais.