Você está em:

Programa Intensivo de Língua Inglesa

Logo do Programa Intensivo de Língua Inglesa
 

O Programa Intensivo de Língua Inglesa (PILI) do Colégio Santa Maria Minas é uma iniciativa que visa proporcionar aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas, adquirir competências socioemocionais e integrar a língua inglesa ao cotidiano, de forma natural e significativa.

O PILI acompanha os alunos em uma jornada de aprendizado imersiva desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – Anos Finais, preparando-os para os desafios da comunicação no mundo globalizado.

Despertando a Curiosidade e o Amor pela Língua Inglesa

  • Objetivo: promover a descoberta natural da língua inglesa por meio de atividades lúdicas e divertidas, colocando o aluno frente às descobertas pelo uso da língua.
  • Abordagem: play-based learning, com a Língua Inglesa como língua de instrução, explorando temas do cotidiano infantil por meio de brincadeiras e jogos.
  • Recursos: realia, músicas, puppets, elementos sensoriais e jogos, que tornam o aprendizado divertido e significativo.

Aventurando-se na Comunicação e na Criatividade

  • Objetivo estimular a agência, o protagonismo e a criatividade dos alunos por meio da Língua Inglesa.
  • Abordagem: project approach (PA) e project-based learning (PBL). Atividades com foco em projetos a partir de temas que conectam o aprendizado ao cotidiano dos alunos, utilizando a Língua Inglesa como ferramenta de comunicação e expressão.
  • Destaques:
    • Interação em situações reais de prática, promovendo o diálogo, a troca de ideias e a construção de conhecimentos em conjunto.
    • Desenvolvimento de habilidades de conversação cotidiana – basic interpersonal communication skills (BICS) – com foco nas interações e práticas sociais.

Rumo à comunicação situada e à cidadania global

  • Objetivo: aperfeiçoar as habilidades de comunicação em inglês, preparando os alunos para se tornarem cidadãos globais conscientes e engajados.
  • Abordagem: projetos interdisciplinares (macroprojetos) com temas mais complexos que simulam situações reais do mundo globalizado, exigindo dos alunos habilidades cognitivas mais elaboradas como avaliação, tomada de decisão, formulação e criação.
  • Destaques: desenvolvimento de habilidades de conversação acadêmica – cognitive academic language proficiency (CALPS) – com foco em temáticas glocais (globais e locais) de forma a colocar o aluno frente à ação e prática cidadã.

Conheça alguns dos projetos do PILI

 

Logo do Welcome Week

Welcome Week

Na primeira semana de aula, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental proporcionam momentos de diversão e acolhida entre alunos veteranos e novatos, com muito jogos e brincadeiras, para imersão na língua inglesa.

Logo do Spelling Bee

Spelling Bee

O projeto que aprimora a soletração, estimula a memória e a concentração dos estudantes, além de desenvolver suas habilidades socioemocionais. Saiba Mais!

Logo do Lip Sync Battle

Lip Sync Battle

A partir da reflexão e da consciência linguística da sonoridade da língua inglesa, o projeto permite ao estudante compreender o papel do inglês em uma sociedade altamente globalizada. Saiba Mais!

Identidade visual do Grandparents' Day

Grandparents’ Day

Momento especial de vivência em Língua Inglesa entre os estudantes da Educação Infantil e seus avós, nos espaços do Colégio Santa Maria Minas. Saiba Mais!

Identidade visual do projeto Movie Club

Movie Club – Temas transversais

Projeto desenvolvido pelas turmas do 9.º Ano/EF com o objetivo de explorar a língua inglesa por meio de debates e oficinas sobre temáticas transversais. Ao final, é realizada uma exibição de vídeos feitos a partir das descobertas realizadas pelos estudantes.

Logo do PILI Post

PILI Post

O PILI Post é uma publicação digital dedicada ao Programa Intensivo de Língua Inglesa, repleto de artigos, vídeos enriquecedores, entrevistas com especialistas em Educação, e muito mais! Saiba Mais!


Notícias relacionadas

 

Estudantes participam do Recipe Remix.

Recipe Remix reúne cultura e afetividade

Alunos do 9.º Ano/EF participam de competição gastronômica do programa PILI, nas Unidades Escolares. Leia mais.

 

Estudantes participam do Recipe Remix.

Professores do PILI participam de workshop

Foram partilhadas práticas educacionais e novas possibilidades de projetos pedagógicos para o estudo da Língua Inglesa. Leia mais.

 

Marca do Spelling Bee.

Projeto Spelling Bee tem início nas Unidades Escolares

Os estudantes do 1.° ao 5.° Ano/EF terão a oportunidade de aprimorar ainda mais a soletração da Língua Inglesa, de forma lúdica e divertida. Leia mais.

 

Marca do Spelling Bee.

Estudantes finalistas do Spelling Bee 2022

A segunda fase do projeto de soletração foi realizada entre 29 de agosto e 2 de setembro e premiou diversos estudantes. Leia mais.

 

Estudanteexibe a capa do seu caderno.

Projeto de soletração no CSM Minas

Ao longo da II e III Etapas Letivas, estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participam do Spelling Bee. Leia mais.