Projeto de professora do CSM Minas é apresentado na Anec

A experiência do uso de uma plataforma digital de leitura durante o período de regime de ensino remoto, em atividades para estudantes do 6.º Ano/EF, foi compartilhada pela professora de Língua Portuguesa, Comunicação Criativa e Mídias, Literatura e Redação, Graciele Batista Gonzaga, na Jornada de Educação da Anec (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) 2021.

Convidada pela associação, a professora da Unidade Betim apresentou a narrativa “Plataforma de Leitura Digital: Possibilidades de Leitura e de Escrita”, o relato sobre o “Projeto de Leituras” desenvolvido em 2020, com os estudantes do 6.° Ano/EF, utilizando a  plataforma Árvore Livros. “Foi gratificante ter meu projeto selecionado pelos responsáveis da Jornada. Neste ano, continuo desenvolvendo-o nas aulas de Língua Portuguesa, sempre aliado ao uso Árvore Livros”, destacou.

Segundo a professora, com a necessária suspensão das atividades presenciais, projetos tiveram de ser adaptados para as plataformas digitais. “Nesse sentido, a proposta de criação de um planner transformou-se na produção de um mural digital e colaborativo, disponível na web, como meio de registro das leituras. O recurso supriu nossas necessidades e ainda utilizou a ideia de gamificação”.

Desse modo, acrescentou Graciele Batista, o projeto de leitura contemplou as habilidades de leitura e de escrita previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades virtuais diferenciadas, como a criação de mural de indicação e painel de GIF’s após a leitura de obras literárias da Árvore Livros.