Projeto do CSM Minas concorre a prêmio internacional

O projeto “Fascinante mundo das abelhas sem ferrão – Construindo um meliponário”, desenvolvido pelos alunos do 6.º Ano/EF, da Unidade Coração Eucarístico, está concorrendo ao III Prêmio Ibero-Americano de Inovação e ODS, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americano para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em colaboração com o Ministério da Educação, Formação Profissional e Esportes da Espanha. Trata-se do primeiro – e único – projeto de meliponário produzido por alunos, em uma instituição de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte.
Idealizado pelos professores Amauri de Souza Timóteo, de Ciências; Jacqueline Dias Santos, Matemática; e Márcia Irinea de Sousa Corrêa, Língua Espanhola; o meliponário, desenvolvido, abriga abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização da flora, um trabalho essencial para a manutenção do ecossistema. O projeto permitiu aos alunos perceberem a importância da preservação das abelhas, essenciais para o equilíbrio do planeta.
Prêmio
O projeto da Unidade concorre com 298 trabalhos apresentados por instituições de ensino do Brasil e de países que tem como língua oficial o português e o espanhol. O resultado será divulgado em 23 de janeiro, em Madri (Espanha), com retransmissão pelo canal da OEI, no YouTube, de 16h às 17h.
A melhor iniciativa receberá um prêmio de €10.000, enquanto as outras duas finalistas receberão um prêmio de €5.000 cada. Os recursos poderão ser utilizados para a continuidade ou fortalecimento do projeto educacional. A comissão de jurados será composta por especialistas em educação, bem como por especialistas das instituições organizadoras.
O prêmio reconhecerá três instituições de ensino que se destacam por seu trabalho pedagógico de conscientização sobre os ODS na comunidade educacional. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Eles abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.