Alunos produzem meliponário em Unidade Escolar
O Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico desenvolveu o primeiro projeto de meliponário produzido por alunos, em uma instituição de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte. Idealizado pelos professores Amauri de Souza Timóteo, de Ciências; Jacqueline Dias Santos, Matemática; e Márcia Irinea de Sousa Corrêa, Língua Espanhola; o meliponário, desenvolvido pelos estudantes do 6.º Ano/EF, abriga abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização da flora, um trabalho essencial para a manutenção do ecossistema.
Trata-se do projeto “O fascinante mundo das abelhas sem ferrão – Construindo um meliponário”, que tem como objetivo principal a compreensão, na prática, do significado de sustentabilidade. O trabalho permitiu aos alunos perceber a importância da preservação das abelhas, insetos essenciais para o equilíbrio do planeta e correto funcionamento dos ecossistemas e para a segurança alimentar e nutricional.
Construção
O projeto contemplou as duas primeiras etapas do ano letivo. Inicialmente, os estudantes leram a obra “El fascinante mundo de las abejas”, da Parramón – Grupo Editorial Norma, presente na plataforma Árvore. Após a leitura, durante aulas de Língua Espanhola, debateram sobre o livro e todo o aprendizado. Também participaram de uma palestra com uma especialista no tema, a professora da UFMG e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, Dra. Soraia de Oliveira Silva, que explicou sobre o manejo das abelhas sem ferrão.
Para iniciar o preparo do terreno que recebeu o meliponário, os alunos do 6.º Ano/EF pesquisaram sobre as plantas polinizadas pelo inseto, nas aulas de Ciências, escolhendo duas delas para serem cultivadas, a vinca e a orquídea. Nas aulas de Matemática, eles calcularam o perímetro, a área e a quantidade de mudas que poderiam ser plantadas no espaço.
Na segunda fase do projeto foi construído e instalado o hotel de abelhas, as caixas de madeira para as abelhas sem ferrão. “Assim, os alunos aprenderam que atitudes simples podem fazer a diferença na vida das pessoas e do planeta. Essa é a nossa Missão, formar cidadãos conscientes sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial das abelhas”, destacou o prof. Amauri de Souza Timóteo.