Você está em:

CSM Minas recebe homenagem de embaixador Belga

O Colégio Santa Maria Minas foi agraciado, na terça-feira, 31 de maio, com a medalha comemorativa pelo centenário da visita do Rei, Alberto I da Bélgica, ao Estado, entregue pelo Embaixador da Bélgica, Patrick Herman, em solenidade no 1.º Batalhão da Polícia Militar. O Coordenador Administrativo-Financeiro do CSM Minas, prof. Ricardo Lúcio de Assis, recebeu a medalha, representando o Colégio. Trata-se de uma homenagem destinada às principais autoridades e instituições apoiadoras dos eventos pelo Centenário.

Em 27 de outubro de 2021, a comitiva Belga formada pelo Embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Hermann, o Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Daniel Dargent, e o Cônsul Honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Machado Rabelo, participou de Missa em Ação de Graças, em comemoração ao centenário da visita do Rei Alberto I da Bélgica ao Colégio Santa Maria.

A Missa em Ação de Graças fez parte de uma série de eventos que a comitiva belga participou no Brasil, pelo centenário da visita real, marco nas relações diplomáticas entre os dois países, que, desde então, tornaram-se grandes parceiros comerciais. A convite do então presidente Epitácio Pessoa, os reis Belgas conheceram o Brasil em 1920, sendo a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro à República. Entre os meses de setembro e outubro, eles visitaram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, a comitiva real esteve no Colégio Santa Maria, primeira instituição de ensino particular da capital, onde foi realizada missa em homenagem à Rainha Consorte, Elisabeth da Bélgica. A visita à Minas Gerais resultou em parcerias políticas, sociais e econômicas, como a inauguração da siderúrgica Belgo-Mineira (atual ArcelorMittal), em 1921, na cidade de Nova Lima.

Homenageados no palco posam, enfileirados, para foto com suas medalhas.