Projeto da Unidade Betim conquista 1.º lugar na VIII Febic

A participação dos estudantes do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim na VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Pomerode (SC), de dois a seis de outubro, foi um sucesso. O projeto “Economia circular – fios e cabos”, sobre o uso, a reutilização e o descarte desses materiais, apresentado pelo grupo de estudantes do 9.º Ano/EF, turma FC, conquistou a primeira colocação na área de Ciências Sociais, categoria 3. As vencedoras Giovanna Angel dos Santos, Júlia Vieira Gonçalves, Lívia Maria Pereira Pinheiro, Maria Luísa Campos Rocha e Raissa Abreu Alves Bifano Peixoto já sonham em participar de outras feiras científicas.
“Foi uma experiência sensacional! Como participamos da UFMG Jovem, tínhamos mais experiência, decoramos melhor nosso stand, aperfeiçoamos nosso banner, diário de bordo, site e até criamos um jogo. Ver a surpresa das pessoas em relação às nossas propostas de intervenção e o interesse das crianças em relação às atividades infantis que criamos foi muito gratificante. Espero voltar no ano que vem!”, destacou Lívia Maria Pereira Pinheiro.
Para a coordenadora pedagógica, Valdete Aparecida Mendes Fortunato, que também esteve na Febic, é gratificante acompanhar um grupo representativo de estudantes, atuando como autores na apresentação de projetos de investigação científica, em uma feira de âmbito nacional. “É ter a certeza que estamos no caminho certo. Muitos são os desafios vencidos até alcançar esse lugar de destaque. Formar estudantes protagonistas exige atuação efetiva dos professores, em parceria com as famílias’, disse.
Cinco projetos desenvolvidos pelos estudantes da Unidade Betim foram apresentados na feira: “Ansiedade: como amenizar com óleos e ervas”, sobre o uso de óleos essenciais e ervas no tratamento da ansiedade; “Cognitivos da mente: a ansiedade no medo”, que trata da ansiedade juvenil após o período de pandemia de Covid; “H2Óleo: Transformando óleo usado em solução sustentável”, estudo de uma iniciativa de jovens empreendedores; “Os impactos socioambientais causados pelo fast fashion em Betim”, a respeito do consumo e o descarte de roupas; e o vencedor “Economia circular – fios e cabos”.
Segundo a professora de Língua Portuguesa da Unidade Betim, Graciele Gonzaga, que também participou da feira, os projetos finalistas da Unidade Betim representaram toda a região Sudeste. “Isso contribuiu para promover o aprofundamento do processo investigativo nos estudantes”, ressaltou Graciele Batista Gonzaga, orientadora dos projetos.
A VIII Febic reuniu empreendedorismo, sustentabilidade, criatividade e inovação em mais de 280 trabalhos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento científico, elaborados por estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, divididos em oito categorias, da Educação Infantil à Pós-Graduação.