Estudantes são finalistas na VI Febic

O Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim está participando da VI Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica), realizada virtualmente de 16 a 28 de agosto. Nessa edição, a Unidade conta com 13 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes da 1.ª e 2.ª Série/EM, com a temática Mundo do Trabalho e Economia Criativa. Os trabalhos foram orientados pelas professoras de Ciências e Química, Adriana Rodrigues; de Biologia, Ciências e Iniciação Científica, Camila Simões; e de Língua Portuguesa, Comunicação Criativa e Mídias, Literatura e Redação, Graciele Batista Gonzaga.

Os projetos buscam contemplar o conhecimento de forma ampla e não se resumem à área das Ciências da Natureza. As orientadoras explicam que eles vão além, recorrem a conhecimentos das áreas de Linguagem e das Ciências Humanas. Informam ainda que o principal incentivo de participação em feiras está na possibilidade da rica troca de informações e a consequente expansão de horizontes dos estudantes envolvidos.

“Quando eles observam o interesse das pessoas por seus trabalhos, percebem o valor de suas pesquisas para além dos limites da escola, tomando posse de seus lugares como cidadãos que podem (e devem) colaborar, com pesquisa e trabalho, para a construção de uma sociedade cada vez melhor”, acrescentou Adriana Rodrigues.

De acordo com a professora-orientadora, a apresentação dos projetos para banca examinadora nas feiras científicas é uma grande experiência para os estudantes que a ela se dedicam. “Muitos deles usam essa experiência para construção de seus currículos, principalmente aqueles que já iniciam o Ensino Superior com o desejo de continuar pesquisando. A certificação externa dessa participação é um diferencial em processos seletivos e os torna mais aptos a lidar com a pesquisa e divulgação de conhecimento científico enquanto graduandos”.