Você está em:

Travessia – Rumo ao Ensino Médio

 

A partir de 2022, o ano letivo será de muitas novidades e grandes experiências, especialmente para os alunos que irão ingressar na 1.ª Série/EM, em razão da implantação do Novo Ensino Médio, um modelo que reforça o protagonismo estudantil e a construção da cidadania.

Estamos nos preparando para esse momento especial há alguns anos e queremos compartilhar nosso projeto, o “Travessia – Rumo ao Ensino Médio”. Preparado com muito carinho e estudo por parte de nossos profissionais das áreas pedagógica e socioemocional, o “Travessia” pretende tornar a passagem do Ensino Fundamental ao Médio uma das melhores experiências da Educação Básica, para nosso estudante.

Conheça o projeto e transforme essa travessia em um momento inesquecível.


A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola para 3.000 horas nos três anos (até 2022) para as escolas que ainda não praticavam essa carga horária — no CSM Minas já temos uma carga horária de 3.633h20’ — e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple os componentes da Formação Geral Básica proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento — Matemática; Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza — e na formação técnica e profissional.

 

Pela Reforma do Ensino Médio, o currículo passa a ser dividido em dois:

◾️ A Formação Geral Básica é a parte comum do currículo na qual todos os estudantes terão acesso aos conhecimentos essenciais para a sua formação integral, construída a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

◾️ E os itinerários formativos, que vinculam as competências das áreas do conhecimento (BNCC) a eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

 

Os itinerários formativos são um conjunto articulado de unidades curriculares, que promovem aprofundamento em uma Área do Conhecimento ou Itinerários integrados, com mais de uma área.

Os itinerários formativos são compostos pelo Projeto de Vida, pelas Trilhas de Aprofundamento e pelas Eletivas.

Uma das funções do componente Projeto de Vida é promover reflexão com os estudantes sobre o que se deseja, além de conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.

O CSM Minas veem promovendo a criação de tempos e espaços, como este, para dialogar com os estudantes e suas famílias sobre o Novo Ensino Médio, especialmente sobre as Trilhas de Aprofundamento e das unidades eletivas. Para que as escolhas possam ocorrer com maior assertividade.

A proposta metodológica dos itinerários formativos podem contemplar um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes podem escolher no Ensino Médio, vinculando as competências das áreas do conhecimento (BNCC) aos seguintes eixos estruturantes:

◾️ Investigação Científica
◾️ Processos criativos
◾️ Mediação e Intervenção Sociocultural
◾️ Empreendedorismo

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo a autonomia e o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

A escolha será feita durante o processo de matrícula para o próximo ano letivo.

A oferta das Trilhas de Aprofundamento e das unidades eletivas estará condicionada ao número de estudantes interessados(as).

As Trilhas de Aprofundamento são compostas por um conjunto de unidades curriculares separadas por Área(s) de Conhecimentos com metodologias próprias.

A matriz curricular do Novo Ensino Médio do CSM Minas está sendo finalizada para, em seguida, ser apresentada aos estudantes e suas famílias. Especialmente sobre as trilhas de aprofundamento que serão ofertadas em 2022 e os critérios/normas para as escolhas e matrícula para o próximo ano.

No YouTube, no canal do Colégio Santa Maria Minas, alguns professores explicam um pouco mais sobre cada trilha de aprofundamento em uma playlist especial sobre o projeto “Travessia – Rumo ao Ensino Médio”.

 

Para conhecer o cardápio de unidades eletivas que serão ofertadas em 2022 e os critérios/normas para as escolhas e matrícula para o próximo ano, clique aqui.

Sim! O Novo Ensino Médio é baseado na flexibilidade e no protagonismo do estudante. Por isso, é possível mudar de trilha formativa ao longo do percurso.

As escolas são responsáveis por garantir a equivalência de aprendizagens e aproveitamento de estudos dos alunos transferidos de outras escolas ou que optam por escolher outra trilha de aprofundamento. No Colégio Santa Maria Minas, será possível trocar de trilha formativa de aprofundamento durante a matrícula para o ano letivo subsequente.

Clique nos banners abaixo para escolha das trilhas de aprofundamento e dos componentes curriculares eletivos.

Componentes Curriculares Eletivos 2022
 

Componentes Curriculares Eletivos 2022
 


 

◾️ Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

◾️ Instituição da BNCC-EM

◾️ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

◾️ Atualização das diretrizes curriculares do Ensino Médio


 

Diretora-Geral do CSM Minas fala sobre Novo Ensino Médio em webinar

A Diretora-Geral Pedagógica do Colégio Santa Maria Minas, que é vice-presidente da Câmara do Ensino Médio do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE MG), participa do webinar sobre o Novo Ensino Médio, no XVI Encontro Mineiro da Educação. Leia mais.

 

CSM Minas é case sobre implementação do Novo Ensino Médio

Diretora da Unidade Betim, Profª Elaine Lima, foi convidada pela ANEC para falar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Santa Maria Minas. Leia mais.