Unidade Cidade Nova na final de Olimpíada Nacional

​As alunas Izabella Leal e Sofia Neto, do 2º Ano/EM, turma MC, e Júlia Leite, do 2º Ano/EM, turma ML, do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, fazem parte da equipe finalista da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.  As estudantes obtiveram a melhor nota do estado de Minas Gerais, nas primeiras cinco fases do concurso. Elas irão representar o Colégio Santa Maria e o estado de Minas Gerais, na última fase, que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade de Campinas, em São Paulo.

O concurso possui seis etapas, sendo cinco delas realizadas através da internet. Durante as primeiras fases, as alunas foram desafiadas (por meio de textos, documentos, imagens e mapas) a responderem questões de múltipla escolha, elaboradas pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nas etapas realizadas pela internet, as estudantes contaram com a orientação da professora de História da Unidade, Juana Bárbara Castro.

“Foi uma surpresa descobrir que somos finalistas da Olimpíada. A prova é difícil, são muitas etapas e concorremos com alunos do Brasil inteiro. Ficamos muito felizes pela oportunidade de representar o Colégio Santa Maria e Minas Gerais na final”, destacou a estudante, Izabella Leal.

As alunas embarcam no dia 15 de agosto, acompanhadas do coordenador do Ensino Médio da Unidade, Ronaldo Rocha. Como as estudantes tiveram a melhor nota do estado, as passagens aéreas e o alojamento foram pagos pelos organizadores do concurso. Na última etapa, a prova é dissertativa e as estudantes vão concorrer com aproximadamente 300 equipes.