Unidade Cidade Nova integra rede de excelência no ensino de espanhol no Brasil

O Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova foi reconhecido por sua excelência no ensino de espanhol no Brasil, após o receber o título “Colegio del año en español 2020”, realizado pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. Com o título, a Unidade Cidade Nova passa a integrar uma seleta rede de colégios com excelência no ensino de espanhol no Brasil, formada por apenas seis escolas.

“O resultado nos enche de orgulho e é fruto do trabalho e dedicação de toda a equipe e nos consolida em um patamar elevado de qualidade de ensino”, destacou o Coordenador Pedagógico do 6.º Ano/EF ao 8.º Ano/EF, prof. João Henrique Baracho Lotti Martins, que esteve em São Paulo recebendo o prêmio, em nome da Unidade.

João Baracho informou que os representantes dos colégios que receberam o título se reuniram dias antes da solenidade de premiação, que aconteceu em dois de outubro, quando discutiram a agenda de atuação da rede de excelência de ensino em espanhol, em 2022. Além do fomento da língua e da cultura espanholas no Brasil, estão entre as ações da rede a formação e capacitação profissional e a oferta de bolsas de estudos universitárias para estudantes dos colégios.

Dele

A Unidade Cidade Nova também foi aprovada pelo Ministério da Educação da Espanha, como centro examinador do Dele, diploma internacional que comprova a proficiência na língua espanhola. Desta forma, a partir de maio de 2022, os estudantes da Unidade não mais precisarão comparecer ao Instituto Cervantes, em São Paulo, para a realização da prova de proficiência. O exame será realizado nas instalações da própria Unidade, facilitando o acesso do aluno e reduzindo os custos.

“Além disso, nossos estudantes terão um desconto de 50% no valor do exame. Os demais alunos da rede de Colégios Santa Maria Minas têm um desconto de 25%, mas terão de realizar o exame no Instituto Cervantes”, acrescentou. Em sua segunda edição, o concurso “Colegio del año en español” reuniu mais de 100 escolas de todo o pais, de ensino público e privado, que oferecem educação básica regulamentada e incluem o ensino de espanhol em seu currículo.

Visita

Em seis de outubro a Unidade Cidade Nova recebeu a visita do cônsul-geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias. Na oportunidade, ele reforçou a importância de o Colégio ser reconhecido por sua excelência no ensino de espanhol no Brasil. “O Consulado e a Embaixada estão muito contentes, isso demonstra o prestígio da Unidade na difusão da cultura e da língua espanhola”, disse.

Para o estudante da Unidade, continuou o cônsul-geral, o ingresso nessa rede de excelência é uma oportunidade intelectual, criativa e até profissional. “Abrem-se grandes oportunidades para os alunos, afinal o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, são mais de 500 milhões de falantes”.

Participaram do encontro com o cônsul-geral, a Diretora-Geral Pedagógica do CSM Minas, prof.ª Juliana de Carvalho Moreira, a diretora, prof.ª Ana Flávia Colen Castelo Borges, Coordenadores Pedagógicos e de Área, professores e estudantes da Unidade.