Vivência e educação ambiental
As turmas de 2.º e 4.º Ano/EF, da Unidade Floresta, realizaram um trabalho de campo diferente, que reuniu educação ambiental e diversão. Os alunos visitaram o projeto Trilhas da Reserva, no bairro Jaqueline, voltado para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto de educação ambiental, com oficinas nas áreas de botânica, zoologia, arte e culinária.
O trabalho de campo contemplou os componentes curriculares de Ciências, Geografia e História, sendo que cada turma vivenciou atividades de acordo com as habilidades estudadas em sala de aula. No local, os alunos foram recepcionados por educadoras, que conduziram o grupo por uma trilha pela mata, até o espaço onde foram realizadas as oficinas. Durante a trilha, eles conheceram espécies da mata local.
Ex-aluna
A Reserva Particular Ecológica (RPE) do Sítio do Ipê Amarelo, onde está instalado o projeto, é uma área de proteção ambiental de cerca de 60.000m. A área é uma das 13 reservas particulares de Belo Horizonte e a segunda maior.
O local vem sendo preservado desde 1958, por iniciativa de seus proprietários, Maria de Lourdes Barbosa de Carvalho e Ildeu de Carvalho (in memoriam), familiares e amigos. Com 95 anos, Maria de Lourdes, que foi aluna do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Floresta, gosta de relembrar a época de estudante. Na reserva, ela guarda com carinho um banco e uma árvore que ganhou das freiras.