CSM Minas vivencia a Semana do Meio Ambiente

Para vivenciar a Semana do Meio Ambiente – que é realizada até o dia cinco de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente -, a Comissão de Ecologia Integral do Colégio Santa Maria Minas convida a comunidade educativa a entender o planeta Terra como uma grande “Casa Comum”, que precisa de cuidados, reparos e novos tipos de descobertas e relações.

Dentre as ações propostas para o período, a Comissão produziu um roteiro de atividades pedagógicas destinado aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, a fim de que o ambiente escolar ganhe um “tom germinativo”, fazendo brotar com mais vigor uma nova cidadania ambiental e responsável, tão necessária nos tempos atuais. São orientações encaminhadas às Unidades Escolares, que vão desde momentos de reflexão, passando pela contação de histórias e debates sobre questões ambientais, como a que envolve a autorização da mineração na Serra do Curral, à produção de conteúdo ligado ao tema, nas diversas mídias.

Vale ressaltar ainda que o Colégio Santa Maria Minas tem como parte de sua Missão o anseio de colaborar para a construção de um mundo sustentável, e, para isso, a instituição se orienta pelos parâmetros da Ecologia Integral, conforme explícito pelo Papa Francisco. Nesse sentido, diferentes ações são realizadas a fim de criar uma consciência planetária e ecológica na comunidade educativa, que considere a Terra como uma “Casa Comum” e ressalte a interdependência entre os diferentes seres e ecossistemas que a compõem.

Oração do meio ambiente sobre imagem de folhas de árvore.