Semana do Livro e da Biblioteca

O Colégio Santa Maria comemora, entre os dias 27 a 31 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca.  Cada Unidade de ensino preparou uma programação especial para celebrar a data, envolvendo toda a comunidade escolar. São exposições de trabalhos, mostrar de filmes, além de atividades lúdicas, como a contação de histórias e brincadeiras.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de 1980. Segundo o decreto, atividades folclóricas e culturais devem promovidas durante o período, em todo o país.

O dia 29 de outubro foi escolhido para homenagear o livro no Brasil, porque foi nessa data, em 1810, que o então príncipe-regente D. João fundou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Tal acontecimento foi de extrema importância para a popularização do livro, já que a biblioteca permite acesso fácil à leitura para qualquer pessoa, disseminando o conhecimento.