Semana da Paz é realizada no Colégio Santa Maria

O Colégio Santa Maria celebrou em todas as suas Unidades, entre os dias 22 e 26 de agosto, a Semana da Paz na Escola, uma iniciativa da Diretoria Geral Religiosa, voltada para a comunidade escolar da instituição. O projeto aconteceu em sintonia com o Ano da Misericórdia, promovido pelo Papa Francisco, com o tema "Somos da Paz!" e o lema "Misericordiosos como o Pai."‖ (Lc 6,36).

Ao longo do projeto foram realizadas atividades específicas, como momentos de oração e reflexão, rodas de leitura de textos e palestras. Entre os temas abordados com alunos do colégio estavam a experiência missionária da Pastoral dos Surdos, da Pastoral do Menor, da Pastoral Carcerária, além do testemunho dos cristãos sírios em meio à guerra. Durante a Semana da Paz, as Unidades receberam convidados especiais, como Frater Henrique Cristiano José Matos, membro da Congregação dos Irmãos (Fráteres) de Nossa Mãe da Misericórdia.

Frater Henrique é pesquisador da história da Igreja, área na qual tem diversas publicações, é vice-presidente do Instituto São Tomás de Aquino, do qual foi um dos fundadores, e orienta um centro de espiritualidade – Retiro Vicente de Paulo – no município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também participaram das palestras o agente da Pastoral do Menor, Mauricio Alves Pereira (o Tio Maurício); padre George Rateb, que acolheu a comunidade síria refugiada em Belo Horizonte; entre outros.

O objetivo da Semana da Paz na Escola é a promoção da paz no ambiente escolar, com a motivação dos alunos a cultivá-la em todos os espaços de convivência, a partir do fortalecimento dos laços de amizade. Dom Helder Câmara, Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Nelson Mandela e Papa Francisco foram uma das personalidades lembradas durante o período. Também Santa Teresa de Calcutá, religiosa que foi canonizada no dia quatro de setembro, durante Missa presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, Vaticano.

O Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, padre Edecildo Prado, visitou todas as Unidades, no mês de agosto. A comunidade escolar o acolheu com muito carinho e ele pôde conversar com crianças e jovens alunos, sobre a importância do cultivo da paz em todos os ambientes.  Ao longo de todo o mês, a comunidade escolar foi estimulada a doar material de higiene pessoal, que será destinado às entidades atendidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

26.jpg753.jpg14114081_722237727915105_314569734_o.jpg14137964_723405051131706_1743144104_n.jpgCelebração da Paz (6).JPGSexto4.jpg