PUC Minas recebe visita de núncio da Santa Sé no Brasil

A PUC Minas recebeu nesta terça-feira, 9 de novembro, a visita do novo núncio apostólico da Santa Sé no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Nomeado pelo papa Francisco em agosto de 2020 para representar diplomaticamente a Igreja Católica no Brasil, ele já exerceu o cargo no Panamá, Bolívia, Índia e Nepal, e substitui o arcebispo Dom Giovanni D’Aniello, que deixou o Brasil depois de oito anos.

Ele foi acolhido pelo grão-chanceler da PUC Minas, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, pela Diretora-Geral Pedagógica do Colégio Santa Maria Minas (CSM Minas), prof.ª Juliana de Carvalho Moreira, pelo Diretor-Geral Religioso do CSM Minas, padre Márcio Ribeiro de Souza, pelo Coordenador Administrativo-Financeiro do CSM Minas, prof. Ricardo Lúcio de Assis, e demais representantes da PUC Minas.

Durante o encontro, no gabinete do reitor, foram apresentados, pelo secretário de planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Carlos Barreto Ribas, informações sobre a PUC Minas, considerada a maior Universidade católica do mundo. A Diretora-Geral Pedagógica do CSM Minas, Juliana de Carvalho Moreira, também apresentou dados sobre a rede de colégios, formada por 13 unidades em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Contagem, Betim e Nova Lima. Dessas unidades, lembrou a professora Juliana, quatro são sociais, que recebem, gratuitamente, a mesma formação das outras escolas.

“Se a igreja de Belo horizonte não tivesse a PUC Minas e o Colégio Santa Maria Minas, sem dúvida seria uma Igreja mais pobre”, disse Dom Walmor, destacando a qualidade da formação e do papel social dessas instituições nas comunidades em que atuam. “Trabalhamos de forma integrada e com muito respeito para oferecer o que há de melhor à sociedade”, ressaltou Dom Mol.

Visita ao Campus

Após o encontro na Reitoria, o núncio apostólico conheceu o SimCenter, o Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, o Instituto de Filosofia e Teologia. Ele ainda conheceu salas de aula do Instituto e salas onde funcionam as sedes jurídicas da Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

Já no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na entrada do Campus, o grão-chanceler e o reitor apresentaram ao núncio vários integrantes da Pastoral Universitária e as salas de trabalho da Pastoral, além da Capela do Santíssimo Sacramento Jesus Pão da Vida. Dirigindo-se aos pastoralistas, Dom Joaquim Mol disse que a presença do núncio “traz a presença do Papa Francisco e que isso consola nossos corações”.