Projeto Reciclagem envolve a comunidade educativa da Unidade Betim

Foto: Ana Paula Pimenta – PUC Minas Betim

Os estudantes do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim são incentivados a desenvolver as habilidades de investigação científica a partir de atividades muitas vezes rotineiras e em projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano letivo, como explica a professora do 1.º Ano/EF, Kelly Cristina da Silva. Para ela, é preciso despertar nos alunos o interesse pela investigação científica, sempre reforçando a importância do cuidado com a Casa Comum, o planeta Terra.

Aliando as duas premissas, explica a professora, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Unidade estão trabalhando o projeto Reciclagem, voltado à redução de resíduos, do gasto com energia e água. Para tanto, continua, são incentivados a realizar a pesquisa científica, por meio da investigação com questionamentos muitas vezes simples, mas que podem ser transformadores.

“No momento do lanche, por exemplo, levantamos a questão: o que será feito com a casca das frutas que são descartadas? Elas devem ser colocadas no lixo comum? Desta forma, levantando o questionamento, trabalhamos a compostagem e, efetivamente, o cuidado com o meio ambiente, além de despertarmos a investigação científica”.

Para reforçar o aprendizado e envolver toda a comunidade educativa no projeto Reciclagem, em uma parceria com a PUC Minas- Betim, foram instalados coletores seletivos de resíduos da Associação de Catadores de Papel de Betim (Ascapel). “A comunidade escolar é convidada a fazer o descarte correto do lixo gerado. As famílias estão muito engajadas, até estabelecemos um dia da semana para o despejo dos resíduos. Os estudantes estão muito motivados com o projeto, se sentem verdadeiros Guardiões da Natureza”.

Parceria

A PUC Minas – Betim desenvolve o projeto de extensão “Reciclagem Inclusiva e Solidária: o fortalecimento da inclusão social através de serviços ambientais urbanos”, que busca expandir o conhecimento e conscientização acerca da seleção e reciclagem de resíduos e materiais. Em parceria com a Unidade Betim, a instituição promove ações que buscam o aprendizado colaborativo dos estudantes. Em agosto, a PUC Minas realizou uma tarde de conversas e palestras sobre a conscientização ambiental, com os alunos do Ensino Fundamental- Anos Iniciais.

Foram convidados Iago Felipe de Lima Rodrigues e Aline das Graças Vieira dos Santos, da Ascapel Betim, e a professora do Senac e voluntária no projeto de extensão, Aline Rodrigues da Fonseca, que falou sobre “Economia Circular”. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho da associação e de refletir sobre a importância da reciclagem de resíduos para o meio ambiente.