Projeto “Paz na Escola”

A comunidade escolar do Colégio Santa Maria Minas irá vivenciar de maneira especial, entre os dias 17 e 21 de maio, o projeto Paz na Escola, com a realização de atividades de interação e espiritualidade, que contribuem para a promoção da cultura da paz. Como explica o Diretor-Geral Religioso do CSM Minas, padre Márcio Ribeiro de Souza, o Paz na Escola é um projeto anual e contínuo, que neste ano está em sintonia com o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, com o tema “Escrevendo nossa história”.

“O Paz na Escola tem como objetivo a promoção da cultura da paz no ambiente escolar, inclusive por meio do ensino remoto, das mídias digitais e redes sociais, a fim de motivar os estudantes a cultivá-la em todos os lugares. Nosso desejo é construir estratégias para reduzir a violência, o bullying”, destaca.

Padre Márcio ressalta ainda que um dos papéis da escola, enquanto instituição que agrega valores, é promover a cultura da paz entre toda a comunidade escolar. “É necessária a construção de estratégias, a mudança de paradigmas. Buscamos, com as atividades inerentes ao projeto, ajudar a comunidade na superação da violência, por meio de ações concretas de cooperação e solidariedade.”

Semana especial

Ao longo da semana de 17 a 21 de maio, serão realizadas atividades especiais voltadas para toda a comunidade escolar. A cada dia, haverá um momento de espiritualidade em cada Unidade de Ensino, orientado pelo padre Coordenador de Pastoral, que irá convidar toda a comunidade a uma breve pausa de oração com uma intenção específica.

Também foi organizado um bate-bate com o grupo de Jovens Voluntários, formado por estudantes do CSM Minas, com objetivo de incentivar e ampliar as experiências de voluntariado. O encontro será na ferramenta Teams, em 20 de maio. Na sexta-feira, 21 de maio, será realizada a live “Cultura à flor da pele”, com a participação de membros da Estilhaço Rock Band, às 19h30, no canal do Colégio, no Youtube.

O projeto Paz na Escola, que é desenvolvido pela Direção-Geral Religiosa, conta com a participação da Comissão Pedagógica de Inteligência Emocional, da Comissão de Sustentabilidade e Ecologia Integral e da equipe de Pastoral das Unidades de Ensino do CSM Minas.