Projeto Leitura Compartilhada aproxima jovens dos livros

​Iniciado em 2010, pela bibliotecária da Unidade Contagem, Daniela Luzia da Silva Gomes, o projeto Leitura Compartilhada surgiu com o intuito incentivar os estudantes a criarem o hábito da leitura. Para tanto, os alunos do 6.º Ano/EF e 7.º Ano/EF, turmas convidadas a participar do projeto, fazem sua inscrição e se reúnem, em grupos, para ler, interpretar e debater os livros da etapa, sempre no sexto horário.

Segundo Daniela Gomes, o projeto consiste em encontros agendados para a leitura compartilhada e o debate da obra. Surgiu por iniciativa própria, com o intuito de aproximar os estudantes ao ambiente da biblioteca e ao universo dos livros. Para a bibliotecária, a leitura em voz alta, combinada com as intervenções construtivas e as dinâmicas propostas para ajudá-los na interpretação, auxilia não apenas na compreensão do livro analisado, mas também facilita a interpretação das futuras obras a serem lidas.

Já com uma trajetória de sucesso, o projeto conta ainda com a importante colaboração das professoras de Língua Portuguesa do 6.º Ano/EF e 7.º Ano/EF, Aparecida Morais e Carla Coelho, que ajudam a organizar e direcionar os alunos durante a execução das atividades do projeto.

A cada etapa são lidos e trabalhados tanto livros de escolha coletiva, quanto livros cobrados nas avaliações do trimestre, aumentando, assim, a adesão e o interesse dos estudantes pelo projeto. O incentivo ao uso constante do dicionário para esclarecer dúvidas e enriquecer o vocabulário e as observações feitas durante a leitura são diferenciais durante as reuniões do projeto.

img (1).jpgimg (2).jpgimg (3).jpgimg (4).jpg