Projeto Festa Junina movimenta Unidade Floresta

Os alunos do Colégio Santa Maria Floresta realizaram apresentações e mostras de trabalho, entre os dias 21 e 26 de julho, sobre a tradição dos festivos do mês de junho. O evento fez parte do projeto Festa Junina, que trabalhou a cultura, as tradições, as comidas típicas e as músicas dessa festa popular nacional.

Trabalhos relacionados às músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos foram apresentados. Os estudantes também valorizaram o homem do campo, através de pesquisas que, muitas vezes, quebraram paradigmas por não representa-los desdentados, sujos e usando roupas rasgadas, como, na maioria das vezes, são retratados.

Os alunos do Ensino Fundamental apresentaram "causos" e contos caipiras, além da tradição do homem e da mulher das regiões rurais. Já os alunos do Ensino Médio pesquisaram sobre os artistas que usaram os temas juninos em suas obras, como a dança e a pintura. Também produziram estandartes com os santos juninos.

Um dos destaques do projeto foi a cozinha de fazenda montada pelos alunos. Um fogão a lenha, fotos e objetos que remetem a um ambiente de residência do campo foram inseridos no cenário. Foram servidos café e biscoitos aos visitantes do ambiente. Familiares, professores, funcionários e os próprios alunos aprovaram o projeto Festa Junina.

SAM_0691 (1).JPGSAM_0694 (2).JPGSAM_0696 (1).JPG