Projeto de estudante vence feira de iniciação científica

Os projetos desenvolvidos por estudantes da Unidade Betim foram destaques nas premiações da 4.ª Femic 2020 (Feira Mineira de Iniciação Científica), realizada de sete a 12 de dezembro. Na categoria Ensino Médio, o projeto de pesquisa da estudante Ana Barone, “Ler para sentir, ler para entender – a voz negra e marginalizada no quarto de despejo”, conquistou o 1.º lugar e foi credenciado na Cientec 2021, feira internacional de ciência e tecnologia que acontecerá em Lima, Peru.
Na categoria Ensino Fundamental, o grupo de pesquisa formado pelas estudantes Emilly Resende, Giuliana Karla e Marcela Quintão, garantiu a 2.ª colocação, com o projeto “Gentileza no período de distanciamento social”. Os trabalhos foram orientados pela professora de Língua Portuguesa e de Literatura da Unidade Betim, Graciele Gonzaga, e integram os projetos educacionais “Pelo olhar feminino, a voz negra grita” e “# quem somos nós?”.
A Femic é uma feira de incentivo, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia, idealizado e organizado pela Ampic (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica).
É um movimento pedagógico independente e multidisciplinar que tem como objetivo a promoção e o estímulo de jovens pesquisadores da Educação Básica, das escolas públicas e privadas.