Programa de Alimentação Saudável na Unidade Floresta

As estagiárias do curso de Nutrição da PUC Minas, campus Barreiro, Elisabeth Moraes de Sousa e Vanessa Gomes de Moraes, realizaram o Programa de Alimentação Saudável, com os alunos do 5.º Ano/EF, Unidade Floresta. Ao longo de cinco semanas foram aplicados questionários aos alunos sobre a alimentação trazem de casa para o lanche na escola. O resultado do questionário foi o esperado.

A maioria das crianças consomem salgados, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos industrializados, produtos que, segundo as estagiárias, podem trazer sérios riscos a saúde. "Os lanches que as crianças gostam de trazer são os mais prejudiciais a saúde. Consumindo tais alimentos em excesso, as crianças estão sujeitas a desenvolver doenças como a hipertensão arterial, diabetes, dentre outras doenças cardiovasculares", destacou Elisabeth Moraes de Sousa.

Mostra

Na quarta-feira, dia 12 de março, foi realizado, durante o intervalo uma mostra sobre alguns dos alimentos mais consumidos por eles. Na mesa de demonstração, os alimentos preferidos, acompanhados de pequenos frascos que continham a quantidade de açúcar, sal ou gordura presente na porção exposta. As estagiárias também explicaram o que cada elemento representava negativamente para a saúde das crianças.

A empolgação e concentração dos alunos durante as explicações foram impressionantes. O aluno Lucas Delgado Garcia, do 5.º Ano/EF, turma LF, disse que gostou do projeto e que aprendeu bastante. "Eu aprendi que os alimentos que mais gostamos têm muito açúcar e sódio. Vou trazer alimentos saudáveis para a escola, como as frutas", disse.

Outra criança bastante interessada projeto foi Luiza Santos Medeiros, também do 5.º Ano/EF, turma LF. "Eu fiquei surpresa porque não sabia que o wafer tem tanta gordura e é o que eu mais costumo trazer para o lanche. Agora eu não vou trazer mais tanto biscoito. Vou passar a trazer mais frutas.” ​

SAM_0096 (2).JPGSAM_0086.JPG