Professores criam canal de podcasts com temas inovadores

A pandemia fez com que as pessoas se reinventassem para se adaptarem ao “novo normal”. Na Educação Básica, as atividades presenciais nas escolas foram suspensas e o regime de ensino remoto, implantado. A sala de aula se expandiu e novas ferramentas de ensino foram adotadas. Pensando nisso, um grupo de professores do Colégio Santa Maria Minas se reuniu e criou o “(Re)corte e costura”, um canal de podcasts que surgiu da inquietação acerca da falta de materiais didáticos criativos que auxiliassem os professores em suas práticas, principalmente com as limitações impostas pela pandemia.
Os professores de História Graziane de Andrade Souza Silva, João Ítalo de Oliveira e Silva, Thiago Peixoto e o professor de Biologia, Marcos Messias Souza, criaram o projeto, que foi implementado no mês de agosto, reforçando a conexão com os estudantes, durante o período de distanciamento social. Como explica João Ítalo, os podcasts são dedicados aos personagens que não constam nos livros oficiais históricos.
“Eles não são retratados propositalmente, atendendo interesses diversos. São personagens muito interessantes. Para tentar minorar essa dificuldade de trabalhar com temas não abordados pela historiografia, criamos o podcast como material de apoio. O nome ‘(Re)corte e costura’ é para pensar nos cortes e nas costuras das histórias em um formato que não é necessariamente o de uma aula formal”, acrescenta.
“Mulher de quem?”
A primeira temporada “Mulher de quem?”, com 10 episódios, é dedicada às mulheres que fizeram a diferença no século XIX. “Selecionamos verdadeiras guerreiras, escritoras, abolicionistas, cientistas, viajantes e jornalistas do Brasil e do mundo que, de alguma forma, contribuíram para o seu tempo e não são destacadas nos livros didáticos, pois a história tradicional é pautada nos grandes governantes, nos homens. A frase faz essa referência e provocação.”, explica Graziane de Andrade.
Segundo ela, os personagens tradicionais foram apresentados conforme os interesses do período, sempre privilegiando a narrativa masculina. Os dois primeiros episódios da 1.ª temporada já estão disponíveis no canal, que apesar de muito recente, já recebeu o retorno positivo dos ouvintes. Para acompanhar o projeto basta acessar o link: https://anchor.fm/recorte-e-costura.