Parceria entre o Colégio e o Planetário na difusão do conhecimento

Diretores, coordenadores, professores e funcionários do Colégio Santa Maria Minas participaram de uma sessão dirigida no Planetário PUC Minas, na manhã do dia 16 de abril. A visita guiada, que contou com a presença dos diretores-gerais do CSM Minas, prof.ª Juliana de Carvalho Moreira e padre Márcio Ribeiro, foi conduzida pelo coordenador do Museu de Ciências Naturais e do Planetário, prof. dr. Henrique Paprocki; pelo planetarista prof. Matheus Palhares, mestre em Física e Astronomia; e por membros do Setor Educativo do Museu, prof.ª Carla Ferretti e Gabriela Franco.
Inaugurado em dois de abril, o Planetário foi idealizado pelo físico e astrônomo prof. Peter Leroy, falecido precocemente, e teve sua obra iniciada em 2014, com o apoio da Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Com capacidade para quase 80 pessoas e uma cúpula de dez metros, o novo espaço fica ao lado do Museu de Ciências Naturais, no Coração Eucarístico. Por meio de uma parceria educativa entre o Colégio e a universidade, pretende-se a realização de visitas pedagógicas de alunos de diferentes etapas da educação básica do CSM Minas, ao espaço.
A programação para os visitantes inclui a projeção de filmes sobre astronomia, palestras, exposições interativas, atividades educativas, eventos especiais e observações do céu. O Planetário também oferecerá apresentações escolares, capacitação de professores, cursos e palestras para o público em geral. O espaço foi pensado para ser um complemento ao aprendizado científico nas escolas e universidades, destinado à promoção da educação e cultura.
“Estamos construindo diálogos com as escolas. O Museu de Ciências Naturais já é o que mais recebe visitas de escolas em Belo Horizonte. Com o recém inaugurado Planetário, vamos fazer a diferença na Educação, tornando-o um espaço de aprendizagem, de difusão do conhecimento”, destacou Carla Ferretti. Gabriela Franco, que é ex-aluna do CSM Minas, disse estar muito feliz e nostálgica com a formalização da parceria. “O Colégio marcou a minha vida, queremos fazer o mesmo na vida de crianças e jovens alunos do CSM Minas”, acrescentou.