Pequenas Corrupções – Diga não!

​Em 2015, a Controladoria-Geral da União realiza a 7.ª edição do Concurso de Desenho e Redação que este ano tem como tema, "Pequenas Corrupções – Diga não". O objetivo é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, ética e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. Os professores das disciplinas de Arte, Introdução à Informática, História, Educação Religiosa e Língua Portuguesa da Unidade Betim propõe iniciativas em suas aulas para reflexão sobre essa temática.

Nas aulas de Introdução à Informática os alunos estão acessando ao Portalzinho CGU, site criado pelo órgão direcionado para crianças e adolescentes. O site disponibiliza informações sobre a função da Controladoria Geral da União, jogos educativos e quadrinhos, além de um Glossário com termos da política. Um jogo que teve destaque entre os aluno foi o Jogo da Bike, que tem a dinâmica do desvio dos buracos e recolher assinaturas para serem encaminhadas à Prefeitura no intuito de resolver o problema do asfalto.

Os alunos refletiram sobre as práticas cotidianas e constataram que elas são muitas vezes posturas antiéticas, como por exemplo: furar fila, colar na prova, copiar trabalho escolar da internet. O portal está disponível em: www.portalzinho.cgu.gov.br.

Nas aulas de Arte do 6º ano/EF, a professora Kátia Mathilde abordou o tema através de pesquisas e debates. Em seguida montou um mural com os desenhos produzidos por cada aluno.

Já no 9º ano/EF, nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Graciele Batista trabalhou com textos e histórias em quadrinho com temas como as pequenas corrupções e cidadãos reivindicando o combate a esse crime. Motivando assim, as turmas para a escrita da redação do concurso.