Palestra com a médica e ex-aluna do Colégio Santa Maria, Aline Calixto

​No ritmo do vestibular, os alunos do 3.° Ano/EM, da unidade Pampulha, receberam a visita da médica Aline Calixto para um bate-papo sobre sua profissão e como se programar para os estudos.

Formada em Medicina pela UFMG, Aline é obstetra e ginecologista e cursa mestrado na área. Concluiu o Ensino Médio, em 2005 no Colégio Santa Maria Coração Eucarístico, e hoje, aos 27 anos, a jovem médica já possui experiência fora do país. Em setembro viaja para o Afeganistão, onde fará parte de uma das missões do programa Médicos Sem Fronteiras. Questionada sobre o que espera encontrar no Afeganistão, a médica disse: "É sempre bom ter contato com outra cultura, ainda mais exercendo minha profissão. O Afeganistão é conhecido como um país violento, e minha presença será bastante útil, creio que farei o melhor para ajudar no que for preciso", afirmou Aline.

Ex-aluna do CSM, Aline citou um caso em que a professora de literatura, Patrícia Valle, orientou sua turma na leitura do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. "A Patrícia é uma excelente professora, na minha época os vestibulares cobravam a leitura de Grande Sertão Veredas, um livro grande e de difícil interpretação. Ela com toda paciência do mundo fez a leitura do início do livro com a gente e não teve um aluno da minha sala que não leu o livro por inteiro", disse.  Aline ainda afirmou: "Vocês tem a oportunidade de estudar em um ótimo Colégio, não só a Patrícia, mas todos os professores são ótimos e qualificados, aproveitem bem isso e qualquer dúvida que tiverem os procurem, com certeza, eles vão orientá-los da melhor maneira", afirmou a médica.

Com os vestibulares se aproximando, Aline reforçou a importância da disciplina para com os estudos e na vida em geral. "A disciplina vale a pena, ter horário pra tudo é importante. Se não, as coisas se tornam um fardo", disse.