Museu das Emoções: o poder da empatia
Os estudantes matriculados nos componentes curriculares eletivos “A Ciência dos Produtos Naturais”, “Cérebro, Emoções e Comportamento” e “Do ato ao Teatro”, da Unidade Betim, desenvolveram o projeto “Museu das Emoções: o poder da empatia”, no segundo semestre letivo. Composto por várias estações, no museu foram expostos objetos (que possuíam um QR code) que contavam a história dos alunos, passando pela construção da emoção e suas implicações no cotidiano.
O objetivo do projeto foi sensibilizar os visitantes do museu sobre a temática das emoções e a empatia, um dos quatros pilares da Inteligência Emocional. Os visitantes do museu também foram convidados a falar sobre suas emoções, de forma interativa, por meio de post-its, respondendo a questão: qual o objeto conta a sua história?
Durante a exposição, foi realizada uma oficina prática de escuta ativa, no qual os estudantes do componente curricular eletivo “Cérebro, Emoções e Comportamento” os visitantes a participar de uma experiência de escuta ativa, praticando a empatia, com uma roda de conversa entre os convidados. Já os alunos matriculados em “Do ato ao Teatro” fizeram esquetes sobre o tema e convidaram o público a realizarem exercícios corporais como forma de expressar as emoções primárias.
Houve ainda uma mostra de produtos naturais, como óleos essenciais, essências, velas e cremes, produzida pelos estudantes de “A Ciência dos Produtos Naturais”. Os alunos desenvolveram os produtos ao longo das I e II Etapas, com essências que auxiliam no bem-estar e na gestão das emoções.