Motivação para superar obstáculos

O estudante de Direito, David Cesar, de 25 anos, que está ministrando palestras motivacionais para os alunos do Ensino Médio das Unidades do Colégio Santa Maria, visitou a Unidade Nova Suíça, no dia 19 de abril. Portador da Síndrome de Hanhart, uma doença rara que impede a formação dos membros superiores e inferiores, David Cesar conversou com os alunos do 3.º Ano/EM e mostrou como a capacidade de adaptação, aliada à aceitação e sustentada pelos pilares família e amizade, supera qualquer preconceito e dificuldade.

David Cesar, que pratica esportes, namora, viaja e estuda como qualquer jovem de sua idade, disse aos alunos que o foco de sua vida nunca foi a deficiência física. “Até os quatro anos de idade não sabia que era deficiente, achava minha condição normal, como a de qualquer criança. Isso porque minha família nunca me tratou como um deficiente.”

Dificuldades ao longo do percurso existiram – e ainda existem -, continuou, porém a ajuda dos amigos foi fundamental para superá-las. “Cresci sem referência masculina em casa, porque minha mãe me criou sozinha, com a ajuda de minha avó e tias. Somente quando entrei no colégio passei a contar com referências masculinas. Amigos que me ajudaram a combater certos conflitos e a ganhar confiança. Hoje sou totalmente resolvido.”

Questões como a inserção do deficiente no mercado de trabalho e mobilidade urbana também foram tratados. Os alunos ficaram impressionados com a desenvoltura do palestrante, que os deixou à vontade para fazer perguntas. Atualmente são apenas seis pessoas em todo o mundo que possuem a Síndrome Hanhart. ​

IMG_3339.JPGIMG_3344.JPGIMG_3345.JPG