Colégio Santa Maria Minas realiza a I Mostra de Iniciação Científica
O Colégio Santa Maria Minas, da Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza na próxima sexta-feira, três de outubro, a I Mostra de Iniciação Científica – Desafio para um Futuro Sustentável, das 8h às 18h, no teatro da PUC Minas São Gabriel. O evento, que reúne projetos de alunos da 1.ª e 2.ª Série/EM, é aberto à participação da comunidade escolar. Com o tema “Mudanças Climáticas: desafios para um futuro sustentável”, a mostra reafirma o compromisso do Colégio com a formação de cidadãos conscientes e engajados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O tema está em consonância com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que celebra 10 anos em 2025, quando também é realizada a COP 30 no Brasil e a Campanha da Fraternidade 2025. Isso reflete o nosso empenho em abordar questões cruciais e contemporâneas, a pesquisa científica e o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes”, acrescenta o professor Brian Diniz Amorim, coordenador de Área de Iniciação Científica e presidente da Comissão Organizadora do evento.
A Mostra recebeu mais de 950 inscrições, com um volume superior a 135 projetos submetidos a aprovação. Após análise interna dos trabalhos, foram selecionados 55 trabalhos para apresentação. Como ressalta o professor, o evento foi contemplado com recursos superiores a R$ 60 mil, provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital público. “Foi extremamente concorrido, afinal o financiamento habilita a participação dos alunos nas principais feiras científicas do mundo. Essa conquista representa o reconhecimento formal e inequívoco da relevância e da excelência do programa de Iniciação Científica do Colégio Santa Maria Minas”, acrescenta.















