Meio ambiente e preservação das nascentes

​Os alunos do 2.º Ano/EM, da Unidade Pampulha, receberam a visita do Coordenador Geral do Subcomitê do Ribeirão Onça, Márcio Lima, e da moradora do Conjunto Ribeiro de Abreu, local onde está a nascente do Onça, Júlia Machado, que desde 1981 é responsável pela manutenção e cuidado com a nascente. Os dois foram à Unidade no dia 20 de abril, para falar sobre o projeto "Deixem o Onça Beber Água Limpa", em sua 8.ª edição, que visa à recuperação de nascentes em Belo Horizonte e em Contagem, cidades onde se encontram a bacia do Ribeirão do Onça. São parceiros do projeto o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, o Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA), a Prefeitura de Belo Horizonte e a PUC Minas, entre outros.

Segundo os palestrantes, o trabalho de recuperação das nascentes é realizado a partir do plantio de árvores ao redor do local e conta com a ajuda de moradores da região. Júlia Machado, ou Dona Júlia, como é carinhosamente conhecida, falou sobre sua experiência como cuidadora da nascente fundamental do Rio do Onça, que está localizada no seu bairro onde mora, Ribeiro de Abreu.

Ela compartilhou as experiências vivenciadas na região e lembrou aos alunos, a importância de cuidarmos do meio ambiente. Dona Júlia, que é uma das finalistas do Prêmio Bom Exemplo 2016, citou a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, que tem como tema "Casa Comum, nossa responsabilidade".

Márcio Lima explicou para os alunos como funciona a rede hidrográfica e a importância do cuidado com as nascentes. Por meio de fotos e relato da experiência como educador ambiental, Márcio Lima destacou falou sobre o projeto, que tem como objetivo maior a qualidade ambiental e criação de áreas de lazer para a população.

IMG_8923.JPGIMG_8936.JPGIMG_8940.JPGIMG_8942.JPG