Manhã de conhecimento e diversão na Unidade Betim

​A apresentação do Projeto Festa Junina contagiou os alunos, os familiares, os professores e os funcionários da Unidade Betim, na manhã do dia 26 de julho. Com o tema Influências Regionais nas Festas Juninas pelo Brasil, o projeto envolveu alunos do Ensino Fundamental e Médio, além de vários professores e funcionários.

Os trabalhos foram divididos por turmas. Os alunos do 6.º Ano/EF produziram um jornal sertanejo, referente à região Centro-Oeste, enfocando a música, além dos objetos utilizados pelos artistas desse gênero, tão presentes nas festas juninas do país. Já o 7.º Ano/EF contemplou a sanfona como um instrumento marcante da região Nordeste. Foram pesquisadas a evolução histórica da sanfona e a sua utilização nos festejos nordestinos.

Os estudantes do 8.º Ano/EF abordaram alguns aspectos da cultura da região Sul como a Dança das Fitas, manifestação milenar de origem europeia que se instalou em nosso país nos estados do sul. Também a história da cuia de chimarrão foi abordada e os alunos confeccionaram uma peça gigante para ilustrar a mostra.

O 9.º Ano/EF, por sua vez, surpreendeu a todos com a apresentação dos costumes da região Norte, destacando a influência do boi Bumbá nos festejos juninos. O tradicional Festival de Parintins e a competição entre os bois Garantido e Caprichoso foram apresentados.  As turmas entraram no clima da competição, com gritos de guerra, figurino e coreografia.

Ensino Médio

O Ensino Médio contemplou a influência da religiosidade nas festas da região Sudeste. Um dos destaques foi a reprodução de uma capela para a realização do tradicional casamento na roça, sob as bênçãos de Santo Antônio.

Houve ainda a montagem de um balcão de simpatias, a distribuição do tradicional pãozinho de Santo Antônio e a confecção de vitrais, que retrataram os milagres do santo casamenteiro. Os alunos do Ensino Médio também apresentaram a típica quadrilha, dança junina mais conhecida na região.

1º E 2º ANO DANÇA.jpg1º E 2º ANO SALA.jpg6º ANO DANÇA.jpg6º ANO SALA.jpg7º ANO DANÇA.jpg7º ANO SALA.jpg8º ANO DANÇA.jpg8º ANO SALA.jpg9º ANO DANÇA.jpg9º ANO SALA.jpg