Literatura e leitura na Semana do Livro e da Biblioteca

​Entre os dias 27 e 31 de outubro, foi comemorada, no Colégio Santa Maria, a Semana do Livro e da Biblioteca. A Biblioteca Rainha Sophia, do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova realizou diversas atividades especiais, como o "Baú de Histórias". A bibliotecária, Ana Carolina Marques, estimulando as crianças, retirava objetos de uma caixa e esses objetos deveriam ser usados para a continuação da história, que estava sendo contada, de maneira improvisada.

Não foram apenas os alunos que se divertiram. Alguns familiares de alunos também contaram histórias para as turmas do 2.º Período/EI, no projeto "Conte-me uma história", repetindo o sucesso de 2013. Esse ano, as atividades estão marcadas até o final de novembro, se estendendo muito além da semana planejada, devido ao grande número de inscritos.

Durante o período, a Biblioteca Rainha Sophia ganhou uma decoração especial, nas cores da bandeira espanhola (vermelha e amarela), além de pôsteres  com fotos e obras de escritores brasileiros (como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Monteiro Lobato).

Em parceria com a professora de Língua Portuguesa, Karen Davini, também foi promovido um concurso de redações entre as turmas do 8.º Ano/EF. O tema escolhido foi "O que é um livro perfeito para você?". O texto poderia ser desenvolvido tanto em prosa, quanto em poesia. Os ganhadores foram Isabella Leonel Santos Rosa (turma CA), Vitor Corrêa Silva (turma CA) e Isabella Romagnoli Buonopane (turma CB), na primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente.

A Semana da Biblioteca e do Livro, na Unidade Cidade Nova, foi desenvolvida pela bibliotecária Ana Carolina Marques e a auxiliar Sanny Barroso, com o apoio dos estagiários de Biblioteconomia e Comunicação, coordenadores de segmento e do diretor da Unidade, Padre José Fernando de Mello.