Você está em:

Jovens Voluntários aquecem o coração dos mais necessitados

 

Fundado em março de 2019, o Grupo de Jovens Voluntários da Unidade Floresta manteve seu trabalho social mesmo com a suspensão das atividades escolares presenciais, em 2020. A assessoria do Grupo é da agente de pastoral do Colégio Santa Maria Minas, Maria Terezinha Purcino, carinhosamente chamada de Porcina. Segundo ela, o grupo escreve uma história de superação em tempos de pandemia. “Mantivemos nossos encontros virtuais, semanais, utilizando a ferramenta Teams, sempre após o horário das aulas remotas. A fidelidade dos jovens, que não faltaram um só dia, nos incentivou a continuar a caminhada”, explicou a agente de pastoral.

Os encontros renderam várias atividades de cunho social voluntário. Ao longo do ano letivo, o Grupo de Jovens Voluntários, que é coordenado pelos estudantes Alessia Roiter, Clarice Leandra de Abreu Cassemiro Félix, Gabriela Pessoa da Costa e Lucas Vinícius Marra de Freitas, promoveram três campanhas de arrecadação. A primeira, iniciada no mês de março, foi a campanha permanente de arrecadação de roupas para os pacientes do Lar Teresa de Jesus – Casa de apoio à pessoa com câncer.

No mês de maio, participaram do projeto “Solidariedade em Ação – A Fome tem Pressa”, em uma parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e responsável por ajudar as pessoas em vulnerabilidade social e econômica. Atualmente trabalham na campanha “Tampinha Legal”, também em parceria com a SSVP, além do “Natal Solidário” promovido pelo Colégio Santa Maria Minas e o Providens – Ação Social Arquidiocesana. “Superamos as distâncias, as perdas de familiares, tudo por meio da espiritualidade encarnada na mística do reencantamento da vida. Aconteceu o resgate da fé e da esperança no futuro”, destacou Porcina.

Em reconhecimento pelo trabalho voluntário desenvolvido ao longo do ano letivo, receberam certificado concedido pelo Colégio Santa Marias Minas.