Você está em:

Alunos criam sugestões para diminuir poluição dos oceanos

A proteção do meio ambiente, em especial a preservação dos oceanos, é tema das atividades desenvolvidas pelo grupo de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem, que participa voluntariamente do projeto FrancEco Lab Brasil, a convite da Embaixada da França no Brasil. Os alunos estão realizando estudos e análises em torno da indústria têxtil, 2.º setor econômico que mais polui o meio ambiente no mundo.

De acordo com pesquisas realizadas pelos estudantes para a produção de um Diário de Bordo, meio milhão de toneladas de microfibras, especialmente microplásticos, são lançadas diariamente nos mares. A lavagem caseira de peças em tecidos sintéticos, tais como poliéster e nylon, por exemplo, libera pequenas e minúsculas partículas de plástico. Os dados são alarmantes e preocupam os estudantes que trabalham no projeto.

Ao final do trabalho, o grupo irá apresentar o Diário de Bordo com as pesquisas e soluções para diminuir o impacto da poluição nos oceanos. O FrancEco Lab é um projeto interdisciplinar, colaborativo e internacional que estuda, debate e propõem soluções ambientais. Seu objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a sua responsabilidade ambiental e acompanhá-los em seus compromissos enquanto cidadãos sustentáveis.