Você está em:

Alunos criam Comitê de Sustentabilidade

A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero, com destaque para a chamada fast fashion ou “moda rápida”, “passageira”. Segundo a revista Forbes, as peças fast fashion são utilizadas, em média, menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono em relação as demais peças. Pensando nesse impacto e em formas de sensibilizar a sociedade sobre as questões que envolvam a preservação do meio ambiente, os estudantes da 1.ª e 2.ª Série/EM da Unidade Pampulha, que participam do projeto FrancEcolab, decidiram formar um Comitê de Sustentabilidade.

Por meio desse comitê, que está em fase de criação com estatuto em definição e cargos distribuídos, os jovens pretendem desenvolver ações práticas junto a toda comunidade educativa, visando o cuidado com o meio ambiente, com a Casa Comum. Entre as ações, os estudantes já pensam em contribuir na construção de uma legislação específica para a cadeia da indústria, de maneira a reduzir os impactos ambientais. Os debates acerca do tema acontecem semanalmente, por meio de encontros virtuais, mediados por professores de diferentes áreas do conhecimento.

A proteção do meio ambiente, em especial a preservação dos oceanos, é tema das atividades desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Santa Maria Minas, que participam, voluntariamente, do projeto FrancEcolab Brasil, a convite da Embaixada da França no Brasil.