Você está em:

“Formação Leitora” é implantado na rede de Colégios

Formar um leitor crítico, capaz de se posicionar de forma significativa, reflexiva e ética, desenvolvendo competências socioemocionais, como o autocuidado, a cooperação e a empatia, é um dos objetivos do “Formação Leitora”, programa desenvolvido pelo Colégio Santa Maria Minas (CSM Minas). Por meio de seu acervo físico e digital, com o apoio da Árvore Livros, o programa oferece à comunidade educativa a possibilidade de ter contato com vários autores e obras de diversas áreas.

Uma equipe de coordenadoras pedagógicas do CSM Minas está desenvolvendo vários projetos, como concursos, rodas de conversa e clubes de leitura, voltados para toda a comunidade educativa. “O grupo discute temáticas interessantes, ideias para estimular o hábito de leitura. A equipe da Árvore nos auxilia indicando livros dentro da temática e até articula encontros com autores, para enriquecer o projeto. É um trabalho conjunto de incentivo à prática da leitura, sempre com indicações de livros disponíveis na plataforma digital e em nossas bibliotecas”, explica a coordenadora Mariângela Campos Zim.

Acervo digital

A Árvore Livros está alinhada à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disponibiliza em sua biblioteca digital um amplo acervo da literatura, em suas diversas categorias, como arte, saúde e bem-estar, negócios e economia, biografias e autobiografias. Para as crianças e os jovens de todos os segmentos da Educação Básica, a plataforma oferece um ambiente lúdico, inovador e educativo.

Conta ainda com Banca de Jornais e Revistas (em língua portuguesa e estrangeira), que  permite estudos de temáticas atuais, o desenvolvimento do vocabulário e do senso crítico. O acesso pode ser feito por computador, tablet ou smartphone. O modo de leitura off-line permite o uso sem depender do acesso à internet.