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Alunos apresentam projetos na Femic

Estudantes da 1.ª e 2.ª Série/EM, da Unidade Betim, apresentaram quatro projetos na 7.ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), realizada de 13 a 17 de novembro. O evento, que aconteceu de maneira virtual, promove a criatividade, a inovação e o protagonismo estudantil por meio de ações diversas de ensino, pesquisa e extensão.

Todos os projetos apresentados foram desenvolvidos nas aulas do componente curricular Iniciação Científica e Comunicação Criativa e Mídias. Para tanto, os alunos da Unidade Betim tiveram a mediação dos professores-orientadores: Aldria Rodrigues, Alexandre Alex Barbosa Xavier, Graciele Gonzaga e Kethrein Priscila dos Santos

Na área de Ciências Humanas foi apresentado o projeto “Insanidade e o crime: criminosos mentalmente doentes”, da estudante Ana Júlia Torres. A pesquisa teve como objetivo promover a reflexão sobre como são tratados tais criminosos e, também, entender os processos aos quais esses indivíduos são submetidos quando considerados culpados, porém inimputáveis. Elogiado pelos avaliadores, o projeto foi recomendado para publicação em revistas científicas.

Outro trabalho elogiado foi “Consumismo e influência do Tik Tok”, na área de Ciências Exatas e da Terra. Nele, são analisados como os jovens do Ensino Médio utilizam as mídias sociais e como isso influencia suas decisões de compra on-line. O trabalho foi apresentado pelos estudantes da Vinicius Nogueira Dias, Leonardo França Maia e Gabriel Barros de Souza.

Na área de Ciências da Saúde, a Unidade Betim apresentou a investigação “Ansiedade: como amenizar com óleos e ervas”, idealizada pelas estudantes Ana Julia Cândida Porto, Luiza Lara Campos e Leticia Caroline Gomes. O trabalho analisa como a ansiedade cotidiana pode ser amenizada por meio de óleos essenciais, criados pelas próprias integrantes do grupo.

O outro trabalho, na área de Ciências Sociais aplicadas, foi “Reflorestando Vidas 2.0: o poder da plantAÇÃO”, que visa a conscientização popular em relação aos impactos socioambientais gerados pelo descarte incorreto dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado pelos estudantes Yorrana Sanches, João Vitor Bitetti e Ari Siqueira.