Feira de Ciências na Unidade Floresta

​Os alunos do 2.º Ano/EM realizaram uma Feira de Ciências na Unidade Floresta, nos dias 26 e 28 de março, evento avaliativo da disciplina de Física. Uma das experiências apresentadas pelos alunos do 2.º Ano/EM, turma MC, no dia 28 de março, e conduzida pelo professor de Física, Régis Fernandes Gontijo, foi o lançamento de um foguete (feito de garrafa PET), usando uma bomba de ar. ”A bomba de ar faz com que a pressão no sistema aumente e, com isso, o gás armazene energia”, explicou o professor.

Além desse experimento, os alunos realizaram diversos trabalhos, entre eles a transformação de energia elétrica e mecânica em outras formas de energia. O físico detalhou um dos trabalhos em que os alunos fizeram uma lâmpada, utilizando grafite de lapiseira.

“Funciona basicamente com um conjunto de seis a oito pilhas, ligadas em sequência. Nessas pilhas utilizamos um fio de cobre e conectamos a uma grafite. Dessa forma, estabelecemos um circuito elétrico. A grafite possui uma resistência elétrica, onde é gerada uma quantidade de calor. Com isso, a grafite brilha quando é ligada em série com essas pilhas”, explicou.

SAM_0171.JPGSAM_0164.JPG