Estudantes se preparam para a OBA

Nos dias 27 e 28 de maio serão realizadas as provas da 24º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, em todo o país. Nessa edição, as provas poderão ser feitas nos formatos on-line e presencial.

Em 24 anos de existência, a OBA, maior olimpíada científica do país, já superou a marca dos 11 milhões de participantes, distribuindo anualmente cerca de 50 mil medalhas. A edição de 2020 contou com mais de 440 mil inscritos e os estudantes do Colégio Santa Maria Minas conquistaram 353 medalhas, sendo 57 de ouro; 48, prata; 73, bronze; e o restante de Honra ao Mérito.

De acordo com o Coordenador de Área de Física, Roberto Lage, 55 estudantes do Colégio foram pré-selecionados para fase on-line do processo de escolha e composição das equipes brasileiras nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2022. “Esse resultado é fruto do empenho e dedicação de nossos estudantes”, destaca.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).