Você está em:

Estudante é destaque na Olimpíada Brasileira de Linguística

A estudante Juliana Chaves Almeida, da 2.ª Série do Ensino Médio da Unidade Cidade Nova, recebeu o certificado de quarto prêmio na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), entre os 4.369 participantes.

Desde 2011, a Olimpíada Brasileira de Linguística instiga seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento específico de linguística ou de línguas específicas além do português; espera-se que os participantes utilizem apenas seu conhecimento geral de mundo, seu raciocínio e sua intuição linguística.

A cada edição, a OBL recebe um sobrenome diferente, herdado de alguma língua que tem relação com o português falado no Brasil e que reflita a ênfase dada no ano em questão. A presente edição (2020-2021) recebe o nome de kubata, palavra da língua kimbundu que significa “em casa”. O nome evoca tanto as condições da pandemia em 2020 quanto a nossa herança profunda das matrizes linguísticas e culturais africanas.