Aula de empreendedorismo do projeto “Escola em Saída” inicia em maio

No final do mês de maio têm início as aulas do “Escola em Saída”, projeto de responsabilidade social, desenvolvido pela pastoral do Colégio Santa Maria Minas, em parceria com a Escola de Negócios do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) da PUC Minas, junto à comunidade do entorno de suas Unidades Escolares. Neste ano, mais de 100 alunos de escolas públicas terão a oportunidade de expandir seu conhecimento com aulas gratuitas de “Formação do Jovem Empreendedor Social: transformando problemas em soluções”.
De acordo com o assessor da Diretoria-Geral Religiosa para Assuntos Pastorais e coordenador de catequese do CSM Minas, professor João Carlos Ribeiro, são ofertadas 35 vagas para cada escola pública e as aulas são de responsabilidade da professora do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) da PUC Minas, Soraya Cardoso Pongelupe. Ao final do curso, que é dividido em quatro módulos, os alunos beneficiados receberão certificado de conclusão, emitido pela PUC Minas.
Neste ano, as instituições públicas de ensino atendidas são Escola Estadual Augusto de Lima, Cândido Portinari, Laudieme Vaz de Melo e Padre José Maria de Man. Cerca de 50 estudantes das Unidades Cidade Nova, Contagem, Nova Lima e Nova Suíça, irão contribuir, voluntariamente, com o serviço de monitoria. Todo o material pedagógico também é elaborado e aplicado pela Escola de Negócios do Iceg.
“Estamos ampliando o projeto, sendo que as escolas públicas beneficiadas em 2022 terão a oportunidade de manter a parceria, por meio de oficinas de empreendedorismo, como Marketing Pessoal, Metodologias Ágeis para Jovens e Aprenda a Gerenciar Projetos como um profissional, tendo como tutores os alunos da Escola de Negócio”, explicou João Carlos.
Jovens voluntários
Já o Colégio Santa Maria Minas – Unidade Floresta, que ao longo de 2022 participou do projeto “Escola em Saída”, manteve em virtude do protagonismo estudantil do grupo de Jovens Voluntários da Unidade. Uma turma de 25 estudantes da Escola Estadual Flávio dos Santos, localizada próximo ao Colégio, é a beneficiada com aulas de Língua Espanhola, ministradas por um professor voluntário, desde o mês de fevereiro. Os estudantes do grupo de Jovens Voluntários e a equipe de pastoral da Unidade Floresta acompanham as aulas, que são realizadas uma vez por semana.