Engenharia na Escola

O Colégio Santa Maria Nova Suíça, em parceria com a PUC Minas, promoveu, no dia 27 de junho, o primeiro módulo da oficina "Engenharia na Escola", destinadas aos alunos 9.º Ano/EF. O curso visa proporcionar aos alunos uma interação com os conceitos gerais da Engenharia.  São quatro aulas ministradas pelos professores de Engenharia de Controle e Automação, Cláudio Campos, e de Ciência da Computação, Fernando Camilo Paes. O curso é  supervisionado pela Coordenadora de Área de Informática, Ana Flávia Colen, professora da Unidade.

Os alunos vão aprender fundamentos de programação, eletrônica, elétrica e informática. Além disso, a oficina é uma oportunidade de esclarecer as dúvidas dos futuros universitários, em relação ao curso superior. "É uma forma de aproximar os alunos à verdadeira vida profissional do engenheiro", destacou Cláudio Campos.

No primeiro encontro, os participantes receberam um kit especial com cabos, ferramentas e componentes eletrônicos. Dentro do laboratório de Informática, eles conheceram o arduino, uma plataforma física de prototipagem utilizado na computação.

De acordo com o aluno 9.º Ano/EF, turma FS, Lucas Lima, a oficina despertou novos interesses e conhecimentos. "Estou gostando da oficina. Caso eu queira seguir o ramo na universidade, já terei primeiras impressões a respeito", comentou.