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“Feira dos Defensores do Oceano e dos Rios” encerra projeto FrancEcolab Brasil

CSM Minas na Feira dos Defensores do Oceano e dos Rios
 

Os estudantes do Colégio Santa Maria Minas que desenvolvem o projeto FrancEcolab Brasil participaram na sexta-feira, 10 de dezembro, da “Feira dos Defensores do Oceano e dos Rios”, evento de encerramento do projeto, eixo não-francófono. Realizado pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a Aliança francesa de Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fondation Tara Océan e o Instituto de pesquisa para o desenvolvimento (IRD), a feira aconteceu no CAD1 da UFMG.

Na oportunidade, os estudantes receberam certificados de participação no FrancEcolab e ainda apresentaram seus projetos desenvolvidos nos Diários de Bordo, ao longo do ano letivo, em stands montados no local. A Diretora-Geral Pedagógica, Juliana de Carvalho Moreira, participou do evento, que também contou com a presença da Adida de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada da França no Brasil, Adriana Davanture, o Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes, e o Diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte Yves Mahé.

“A feira representa o coroamento de inúmeras atividades de pesquisa, debate e intervenção socioambiental que os estudantes empreenderam sob orientação de professores, por meio da parceria firmada com a Embaixada da França. Criatividade, ousadia e curiosidade científica impulsionaram as pesquisas, cujos resultados alertam para a gravidade da contaminação dos rios e mares com plástico e microplástico”, destacou Luís Hernandes Matos Leite, coordenador de Área de Ciências Humanas e Sociais do Colégio, um dos responsáveis pelo projeto FrancEcolab no CSM Minas.

Ele explicou que os alunos alertam sobre a necessidade imediata de uma ecocidadania, que conjuga o ideal de uma ecologia integral com a atuação sociopolítica. Ressaltou também que a Comissão de Ecologia Integral do CSM Minas promove ações e debates acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030, da ONU, buscando unificar teoria e prática no ambiente escolar.