Você está em:

Educação que transforma

Izabelle, aluna da Unidade Ribeirão das Neves

O Colégio Santa Maria Minas – Unidade Ribeirão das Neves está impactando de maneira positiva na comunidade local, cumprindo o propósito da Arquidiocese de Belo Horizonte, explica o diretor da Unidade, padre Márcio Ribeiro, que é diretor-geral religioso do CSM Minas. “O Colégio está fazendo a diferença na Educação Básica, transformando vidas de crianças e jovens”, acrescenta. Para tanto, destaca a coordenadora pedagógica da Unidade, Lílian Patrícia Tobias, a Unidade conta com uma equipe dedicada, que busca conhecer cada aluno e oportunizar a participação ativa na construção do conhecimento.

“Reconhecemos que o acolhimento e o respeito às individualidades são diferenciais no processo ensino-aprendizagem e buscamos, continuamente, promover reflexões sobre a importância do diálogo na resolução de conflitos e em prol da cultura da paz. Dessa maneira contribuímos para a formação de seres humanos críticos, seguros e responsáveis”, acrescenta Lílian Tobias.

Adriano Rodrigues de Almeida e Ediléa Maria de Oliveira, pai e mãe de Emanuel Oliveira Rodrigues, aluno do 1.º Ano/EF da Unidade Ribeirão das Neves, optaram por matricular o filho no Colégio por acreditarem no poder transformador da Educação. “Ficamos cheios de orgulho e esperança ao ver os olhinhos do nosso filho brilharem ao contar como foi o dia de aula. Ele chega todo empolgado para contar e mostrar as atividades do dia”, ressaltam.

Para Lucilene Costa, mãe da aluna do 2.º Ano/EF, Isabelle Chalub Costa, a inauguração da Unidade Escolar levou esperança para a região, tendo em vista a qualidade de ensino e infraestrutura da rede de Colégios. “Com certeza o CSM Minas irá contribuir para o desenvolvimento social das crianças de Ribeirão das Neves”.

O Colégio

Fundado em 20 de julho de 1903, quando Belo Horizonte tinha apenas cinco anos, o CSM Minas possui 14 Unidades Escolares, localizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima. É referência na educação básica, alcançando altos índices de aprovação em instituições de ensino superior. O Colégio tem como mantenedora a Sociedade Mineira de Cultura, a mesma da PUC Minas, e conta com mais de 12 mil estudantes, dos quais 2.304 são bolsistas.

A Unidade Ribeirão das Neves é a 5.ª social da rede de colégios. As outras estão próximas a regiões de maior vulnerabilidade infantojuvenil, em Belo Horizonte. São o CSM Minas – Unidade Medianeira e o Colégio Santa Maria Minas Providência – Unidades Conjunto Taquaril, Jardim Vitória e Santa Efigênia.