Você está em:

Dom José Maria Pires

dom-jose.jpg 

O Colégio Santa Maria homenageia Dom José Maria Pires que celebra seu aniversário natalício no dia 15 de março, quando completa 95 anos.

Ele nasceu em Conceição do Mato Dentro(MG), foi bispo na Diocese de Araçuaí. Em seguida, durante 30 anos foi Arcebispo da Paraíba, onde se tornou emérito.

Atualmente Dom José mora em Belo Horizonte e tem colaborado na Arquidiocese de Belo Horizonte, sobretudo nas celebrações do Sacramento da Crisma. É incrível sua facilidade em se comunicar com os jovens. Ainda hoje ele é convidado para conceder entrevistas e palestras e sobre racismo, direitos humanos, etc.

A trajetória de Dom José é marcada pelo trabalho junto aos mais pobres, sobretudo os negros e as camadas menos favorecidas da sociedade. Aos 95 anos, Dom José esbanja lucidez intelectual e pastoral, além de muita simpatia.

Estar na presença dele é oportunidade ímpar para conhecer a história da Igreja e da sociedade no Brasil, sobretudo nas últimas seis décadas. Homem que viveu, conheceu e assimilou, de forma exemplar, as mudanças da Igreja Católica advindas do Concílio Vaticano II, bem como foi uma voz profética contra a ditadura militar e a discriminação racial no Brasil. Seu testemunho e palavra sempre foram admirados pelo clero e por diversos segmentos da sociedade.

Ao querido Dom José Maria Pires, nosso carinho, reverência e respeito!

Dom José, agradecemos a Deus pelo dom de sua vida!​

 

Pe. Edecildo J. A. Prado da Silva

Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria