Você está em:

Jardim sensorial promove o cuidado com a Casa Comum

Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o “Dia Mundial da Água”, marco importante para refletirmos sobre esse fundamental recurso que, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), não está disponível para uma grande parcela da população mundial: uma em cada sete pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Por isso a importância de cuidarmos desse símbolo da vida, nosso bem comum, desde a infância. Tanto que, na semana em que é comemorada a data, as crianças da Educação Infantil da Unidade Nova Lima mostram o quanto têm aprendido sobre o cuidado com a Casa Comum, ao ficarem encarregadas de regar o “Jardim de Francisco e Clara”, espaço sensorial do Colégio.

Conforme explica a diretora da Unidade, Rita de Cássia Silveira, que também é coordenadora da Comissão de Ecologia Integral do CSM Minas, no segundo semestre de 2022 a Unidade Nova Lima iniciou o projeto colaborativo de implantação do jardim. “Inspirado na Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, o espaço faz parte das ações da Ecologia Integral no colégio e é desenvolvido pelas turmas da Educação Infantil pois, nesse segmento o contato frequente com a natureza é prioridade”, destacou.

Para a elaboração do jardim, toda a comunidade escolar foi envolvida, explicou a diretora. O resultado do diagnóstico evidenciou a necessidade de uma área verde acessível às crianças, elaborada e construída preferencialmente com a participação delas. O local escolhido foi um canteiro de obras da Unidade, que foi limpo pelos funcionários e recebeu a terra — doada por um professor —, o limitador e a grama.

“Familiares de alunos e funcionários presentearam a horta sensorial com mudas de manjericão roxo, manjericão comum, hortelã, arruda, salsinha e coentro. Os estudantes da Educação Infantil acompanharam todo o processo e foram inseridas na fase executiva do plantio. Agora, ajudam sempre a mantê-lo, com a rega das plantas”, explicou Rita de Cássia.

Além de entenderem mais sobre o ciclo da vida, a natureza e o cuidado com a Casa Comum, as crianças ainda estão absorvendo conceitos sobre a responsabilidade. “Seus coraçõezinhos ficam repletos de encantamento, que é a intenção do Papa Francisco para as crianças de todo o mundo”, finalizou.