Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Nesta quarta-feira, sete de abril, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, e, para reforçar a importância da data, as Unidades de Ensino do Colégio Santa Maria Minas irão realizar várias atividades pedagógicas específicas sobre o tema. Dentre elas estão mostras de trabalhos, debates, jogos e estudos interdisciplinares, que incentivam o respeito às diferenças individuais, a amizade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e o companheirismo no ambiente escolar e externo. As atividades também valorizam a autoconfiança e a autonomia do estudante, do Maternal ao Ensino Médio.

Desta forma, o Colégio Santa Maria Minas reafirma sua Missão de oferecer Educação, de excelência, alicerçada nos pilares do Evangelho de Jesus Cristo, na Ciência, no Amor e na Disciplina, visando à formação humanista-cristã de pessoas comprometidas com uma sociedade justa, fraterna e sustentável, conforme os parâmetros da ecologia integral.

Ludicidade e aprendizado

A contação de histórias é uma das atividades que mais envolvem os estudantes da Educação Infantil e do 1.º Ano/EF e será amplamente utilizada como fonte de aprendizado sobre a importância do respeito e o combate ao bullying. De forma lúdica e criativa, a bibliotecária do Colégio Santa Maria Minas, Juliana Barreto Caetano Lisboa, fala sobre o tema ao contar a história de como o besouro ganhou as suas cores. Trata-se de um conto popular retirado do livro “Histórias curativas para comportamentos desafiadores”, de Susan Parrow.

Serviço:

– A comunidade escolar é orientada a informar à Direção ou à Coordenação Pedagógica da Unidade de Ensino, caso haja a ocorrência da prática de assédio sistemático, para que a ação seja averiguada;

– Também foi disponibilizado o e-mail bullyingdigonao@pucminas.br para ajudar aqueles que, de alguma forma, não se sentem confortáveis em comunicar, pessoalmente, a suspeita ou o testemunho.

O Colégio Santa Maria Minas diz não ao bullying e a qualquer tipo de discriminação e preconceito.