O que é ser estudante?

Hoje é o nosso dia: o dia do estudante.

Eu penso que até hoje sou um estudante. Mas, o que é ser estudante?

Tomo como base o texto de Gilchrist.

Para mim, ser estudante é seguir a natureza das coisas de perto. É deixar se encantar com todas as maravilhas da criação. Mas ir além: é ser inquieto,  procurar, tentar descobrir seus segredos, suas relações, buscar novas respostas e fazer novas e encantadoras perguntas. Sem a natureza, a gente se perde.

É permitir que a razão seja o nosso guia. Assim, a experiência vivida com novos conhecimentos dará poder à visão. E aí, você será sempre capaz de enxergar mais longe. Ter uma visão diferenciada, apurada e amorosa. O saber é saboroso, nos causa satisfação. Aliás, a palavra saber tem a mesma raiz de sabor. Quando experimentamos algo saboroso, a gente não esquece.

É permitir que a leitura ilumine o nosso caminho, dissipando as trevas da ignorância. Dessa forma, a gente evita se perder no mero amontoado de coisas e de palavras. É aprender a ler o mundo com amplitude e, como afirma Saavedra, é, por tabela, aprender a ler a si mesmo. É interpretar. É também aprender a ouvir o outro e a ser ouvido. É aprender que o saber dividido se multiplica. É sentir empatia e satisfação em partilhar. É se incomodar ou, até mesmo, se indignar quando o saber não é compartilhado, escondido ou mesmo ignorado.  Como canta Milton Nascimento “Ai de quem é um e nunca aprendeu a ser dois, por não saber…”

É aprender a aprender. E levar esse aprendizado por toda a vida e em todas as situações. É estar aberto a novos desafios buscando a própria superação. É nunca perder a fé de que hoje será melhor que ontem e que amanhã será ainda melhor. É compreender que situações complexas existem, mas, entender que estas podem ser resolvidas com o conhecimento partilhado, com paciência e, por não dizer, com otimismo e bom humor.

E o que ficará depois de todo o aprendizado?

São as relações. É a forma como nos relacionamos com o mundo, com o conhecimento e o com o outro. É isso.

Como cantou Milton Nascimento: quem irá nos valer são pessoas, a caminhada, são os nossos sonhos no pó da estrada, o sorriso que temos conosco e o segredo de fazer amigos.

Lembrem-se: nós acreditamos muito em vocês. O sucesso de vocês é, e sempre será, o nosso sucesso e a nossa realização enquanto professores.

Um forte abraço!

Prof. David Abrão Pereira da Silva, Coordenador de Área de Ciências da Natureza – Química

Homenagem dos professores do Colégio Santa Maria Minas para todos os estudantes