Dia da Internet Segura

Em 11 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura. Promovido em 106 países, entre eles o Brasil. Nesse ano o tema trabalhado é “Vamos criar uma internet melhor juntos”.  O Colégio Santa Maria apoia a iniciativa e está desenvolvendo trabalhos sobre o tema, durante as aulas de Informática, em suas Unidades. Como explica a Coordenadora de Área de Informática do Colégio Santa Maria, Ana Flávia Colen, o momento é oportuno para tratar do tema.

“O início do ano letivo é o momento ideal para orientar nossos alunos, tanto as crianças, quanto os adolescentes, a buscar sempre a navegação segura. Não se expor em redes de relacionamento, não fornecer dados pessoais, ter cuidados para não adicionar em suas páginas pessoas que não conheçam. Os jovens estão em fase de desenvolvimento, não tem a malícia dos adultos, dos criminosos”, destacou a professora.

Como lembrou o aluno da Unidade Nova Suíça, Lucas Lima de Souza, do 8.º Ano/EF, turma CM, a pedofilia é um dos crimes mais recorrentes no ambiente virtual e dos que mais assusta os jovens. “O pedófilo tem cautela, não tem pressa, instiga, por isso precisamos orientar as crianças. Muitos sabem que eles existem, porém não sabem se defender”, ressalta Ana Flávia Colen.

A Coordenadora explicou que, durante as aulas, os alunos do Colégio Santa Maria irão aprender ainda sobre o cyberbullying, crimes cibernético (muitos relacionados à invasão de privacidade), além do fim do anonimato no mundo virtual (com a identificação do IP, número da máquina do usuário) e do vício pela internet.

internet-segura-1.JPGinternet-segura-2.JPGinternet-segura-3.JPG

Sites para pesquisa: