Representantes de turma participam de evento
Os alunos representantes de turma do 6.º Ano/EF à 3.ª Série/EM do Colégio Santa Maria Minas reuniram-se no evento Desenvolvimento de Líderes, realizado na manhã do dia 15 de março, no teatro do CSM Minas – Unidade Floresta. Foi um encontro especial marcado pela troca de experiências e aprendizado, com oficinas sobre o exercício da liderança e uma palestra sobre comunicação não violenta, ministrada pela escritora e professora do CSM Minas, Beatriz Badim, doutora em Literatura e Crítica Literária. Na oportunidade, todos os representantes de turma foram empossados, recebendo certificação.
Beatriz Badim, que é professora do componente curricular eletivo Comunicação não violenta e Mediação de Conflitos, falou sobre as estratégias para a aplicação e o poder da comunicação não violenta em sala de aula e fora do ambiente escolar. Com muita interação com os alunos, ela explicou os pilares dessa maneira de se comunicar, que são: observar, sem julgar; sentir e expressar; reconhecer necessidades e pedir.
Para a aluna do 6.º Ano/EF, da Unidade Coração Eucarístico, Valentina Diniz Lisboa, o evento foi importante para os representantes de turma agirem como mediadores. “Vou levar para a vida e utilizar a comunicação não violenta em todos os ambientes”, destacou. Morena Guimarães Maia, do 6.º Ano/EF, da Unidade Coração Eucarístico, adorou o evento. “Foi super legal, participei de palestras e oficinas. Vou até enquadrar meu certificado de participação”.
Também familiares que deixaram seus filhos na Unidade Floresta estavam empolgados com evento, destacando sua importância para o desenvolvimento pessoal de seus filhos, além da preparação para o mercado de trabalho. “A capacitação para os eleitos representantes de turma é muito importante, os prepara, inclusive, para o mercado de trabalho, que é muito competitivo”, destacou Camila Lopes Muniz, mãe de Gabriel Muniz, da Unidade Contagem.
O respeito às diferenças foi o ponto destacado pela Leda de Freitas da Costa, mãe de Letícia Freitas, da Unidade Pampulha. “O evento foi contribuir não apenas para os alunos, mas para a sociedade como um todo. Aprender a lidar com o outro, com dignidade e respeito às diferenças é fundamental. “, disse.
O papel do representante de turma
Ser representante de turma é assumir uma posição de liderança com responsabilidade e comprometimento. Os alunos devem conhecer e divulgar as normas da instituição de ensino, tendo conduta adequada a tais princípios. A liderança deve ser exercida de forma participativa, incentivando o diálogo, a cooperação e a construção coletiva de soluções para desafios enfrentados pela turma.
O Colégio Santa Maria Minas reconhece a importância do papel desempenhado por eles na promoção de um ambiente escolar harmonioso, ético e colaborativo. Como elo entre os estudantes e a equipe gestora de cada Unidade da rede, a função desse aluno vai além da simples mediação de informações, sendo fundamental para fortalecer a comunicação e a participação ativa da comunidade estudantil.
Dentre as habilidades e competências socioemocionais do representante de turma estão o espírito de liderança; a ética, responsabilidade, imparcialidade e compromisso; a capacidade de se comunicar e ser um mediador de conflitos; ter empatia; saber trabalhar em equipe, entre outros. Não se trata de uma função burocrática (ajudar na entrega das atividades, olhar agendas, recolher lições), mas de uma oportunidade dos alunos exercerem atitudes de protagonismo, dentro e fora do ambiente escolar.