Copa do Mundo é tema de palestra na Unidade Pampulha

​A logística para a realização da Copa do Mundo da Fifa 2014 foi debatida com os alunos do Ensino Médio, da Unidade Pampulha, no dia 21 de maio. Convidados pelo professor de Educação Física, Haroldo Costa, o gerente de Esportes de Rendimentos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Sidney Zabeu, e o coordenador do Complexo Esportivo da PUC Minas e docente do curso de Educação Física, Daniel Marangon, informaram para os alunos sobre a dinâmica do processo de organização e realização da Copa do Mundo.

A interação dos brasileiros com o esporte e a relação do Brasil com o evento da Fifa fez surgir questionamentos sobre os impactos positivos e negativos no país. Durante a palestras, foram abordados também os aspectos econômicos e políticos, além da ação da mídia e da publicidade.

O professor Daniel Marangon falou sobre a adaptação urbana das cidades sedes do evento. Para ele, a princípio haverá grande transtorno para a população, porém deixará resultados positivos, afirmando que a Copa do mundo é um estímulo para a melhoria da infraestrutura das cidades e para o aquecimento do mercado. Segundo Sidney Zabeu, o futebol é uma importante ferramenta de inclusão social para o desenvolvimento humano. "Mas o país precisa de uma melhor gestão de planejamento, que utilize melhor os recursos e possa aproveitar os benefícios de um evento como esse", destacou Zabeu.

Houve uma ativa participação dos alunos, fazendo da palestra um momento de aprendizado. Os alunos se empenharam na abordagem do tema e, segundo o professor Daniel Marangon, levantaram questões pertinentes à sociedade brasileira.

IMG_0828.JPGIMG_0868.JPG